Deputada Ângela Sousa destaca importância do cultivo do cravo da Índia


A vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa (AL), deputada Ângela Sousa (PSD), considerou pertinente a realização de uma audiência pública para discutir o cultivo do cravo da índia, aprovada por unanimidade pelo colegiado na manhã desta terça-feira (25), durante a 38ª reunião ordinária.

O debate foi proposto pelo presidente da comis…são, deputado Hildécio Meireles (PMDB), e será realizado no município de Valença, no próximo dia 25 de maio. A audiência acontecerá em conjunto com a Secretaria estadual da Agricultura (Seagri), e contará com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e superintendentes de instituições financeiras como Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

“O nosso Estado é o maior produtor de cravo da índia do país, graças ao que se produz na região do baixo sul baiano. Essa é uma discussão que acho importante fazermos no âmbito da Comissão de Infraestrutura”, explicou a vice-presidente, deputada Ângela Sousa.

PROJETOS

A parlamentar também destacou a relevância do projeto de lei nº 19.304/2011, que dispõe sobre a obrigatoriedade de contratação de bombeiros civis por estabelecimento onde haja grande circulação de pessoas. “A proposta garante aos baianos a segurança de que mais profissionais estejam atuando, em parceria com bombeiros militares, no combate contínuo e prevenção de acidentes em locais com intenso fluxo de pessoas”, ressaltou Ângela Sousa. O projeto, de autoria da deputada Fátima Nunes (PT), foi apreciado pelo colegiado e aprovado com pedido de vistas da deputada Maria Del Carmen (PT).

A Comissão de Infraestrutura da AL também apreciou o projeto nº 18.244/2009, do deputado Euclides Fernandes (PDT), que trata da implantação de mecanismo de proteção nas agências bancárias do Estado. Mesmo com parecer favorável, o colegiado decidiu reenviar a proposta para a Comissão de Constituição de Justica (CCJ) para que seja reavaliado.

Na próxima reunião, os deputados irão apreciar o projeto nº 20.219/2013, que determina a distribuição de perucas, pelo Estado, para indivíduos diagnosticados com câncer e submetidos a tratamento quimioterápico que ocasione a alopécia.