Permanência da Makro não será afetada por decisão da Seplandes


Uma informação de que a rede Makro poderia deixar de funcionar em Ilhéus foi veiculada na última sexta-feira (24). De acordo com a notícia, o indeferimento do licenciamento ambiental solicitado à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (SEPLANDES), seria a causa do encerramento das atividades. A secretaria informou  que o indeferimento em nada prejudica a permanência do hipermercado no município.

O superintendente de Meio Ambiente de Ilhéus, Emílio Gusmão, informou que a secretaria indeferiu o licenciamento ambiental e não o alvará. Segundo ele, “o mais importante é que a atividade do Makro (atacado e varejo) pode ser realizada sem licenciamento ambiental, conforme a resolução 4.420/2015 do CEPRAM (Conselho Estadual do Meio Ambiente). Portanto, a decisão da secretaria não inviabiliza nem atrapalha o empreendimento”.

Também explicou por que o licenciamento foi indeferido.  “No dia 21 de novembro de 2016, o Makro fez o pedido de renovação do licenciamento, mas não apresentou toda a documentação necessária. No dia 7 de dezembro, a antiga Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo notificou a empresa sobre as pendências do processo. A atual SEPLANDES reiterou a notificação no dia 21 de fevereiro de 2017, mas a documentação completa não foi apresentada até publicação do indeferimento na última sexta”, esclareceu o gestor.