Prefeitura de Itacaré busca mais investimentos para a pesca artesanal


Foto: Ascom Itacaré.

O vice-prefeito de Itacaré, Genilson Souza, e a supervisora de Pesca da Secretaria Municipal de Agricultura, Josineide Santos, participaram na última sexta-feira de reuniões com representantes da Capitania dos Portos do Estado da Bania em Ilhéus e da Bahia Pesca para tratar de investimentos, qualificação profissional e incentivo à pesca no município. O encontro foi solicitado pelo prefeito Antônio de Anízio, que considera a pesca como um importante vetor de desenvolvimento em Itacaré, responsável pela geração de emprego de muitas famílias e que merece, portanto, uma atenção especial.

Na Capitania dos Portos de Ilhéus os representantes da Prefeitura de Itacaré se reuniram com o capitão Matias, o comandante Argola e o delegado Luiz Carlos, onde discutiram a possibilidade de firmar parcerias visando benefícios para a classe da pesca. Na oportunidade foi firmado um compromisso para realizar cursos para pescadores e marisqueiras para as categorias de Marinheiro Auxiliar de Convés e Pescador Profissional.

A proposta é realizar uma inscrição principalmente para aqueles que já exercem a atividade da pesca ou que já trabalhem em embarcações. A Capitania dos Portos também se disponibilizou a realizar atendimento de 15 em 15 dias para que os proprietários de embarcações do município, que estão irregulares tratem de regularizar seus documentos, evitando assim transtornos na sua atividade.

Na Bahia Pesca o encontro foi com as técnicas Luciana Rosário e Luciana Santos, onde foi solicitado a destinação de kits de equipamento de proteção individual para as marisqueiras de Itacaré que em suas atividades realizadas do dia a dia sofrem com a exposição tanto ao sol quanto a chuva. Estes equipamentos farão com que elas estejam protegidas contra qualquer tipo de doenças cancerígenas. Também foi feita a solicitação de alevinos para a classe dos aquicultores, que vem se desenvolvendo cada vez mais essa atividade no município

O prefeito Antônio de Anízio explica que o principal objetivo desse trabalho é destacar a importância dessa atividade econômica no município de Itacaré, principalmente na zona rural, e agregar valores à pesca artesanal. O intuito, segundo ele, é demostrar que hoje a pesca é a sustentabilidade local e que precisa de investimentos. Para isso é necessário um novo olhar para a produção e compreender a realidade de cada produtor que surge como um gerador de emprego e renda. Mas é preciso também que esses produtores se qualifiquem e busquem ampliar ainda mais a produção de peixes no município.