“Sereia” retorna à praia do Marciano


Foto: Secom Ilhéus.

Após o restauro feito pelo artista plástico ilheense, Goca Moreno, que assina a obra, a escultura da ‘Sereia’ retornou hoje, dia 31, ao seu local de origem, a pedra da praia do Marciano, no bairro Malhado, em Ilhéus. A recolocação marca os preparativos para os festejos do 02 de fevereiro, dia de Iemanjá.

A restauração da escultura é resultado da ação conjunta das secretarias municipais do Turismo (Setur) e de Serviços Urbanos (Sedur), sob autorização do prefeito Mário Alexandre, no sentido de garantir o brilho da manifestação cultural e turística em homenagem à “rainha do mar”. O local é tradicionalmente utilizado por adeptos do candomblé que ali prestam reverência à Iemanjá.

A tradicional festa ocorre em duas regiões da cidade, na zona norte, onde fica a escultura, a programação do terreiro de Mãe Carmozina se inicia a partir das 9h, com a saudação aos orixás. No outro lado, na praia da Maramata, na zona sul, os festejos do terreiro de Mãe Laura começam a partir das 8h. Os eventos contam ainda com alvorada de fogos, às 5h da manhã, além de cortejo terrestre e procissão marítima, samba de roda e entrega dos presentes à Iemanjá.

A Setur, que também organiza o evento, providenciou em tempo recorde, o restauro cuidadoso da obra. Por sua vez, a secretaria municipal de Serviços Urbanos realizou a limpeza de toda a extensão da praia do Malhado, um dos palcos das comemorações da festa de Iemanjá, em Ilhéus. A escultura, em aço inox, é o primeiro trabalho neste tipo de material do artista plástico Goca Moreno, e foi instalada no local, que passou a ser conhecido como pedra da Sereia, em 1999.

 Confira a programação do 2 de fevereiro em Ilhéus

Zona norte (Praia do Marciano, Malhado) Zona sul (Praia da Maramata, Pontal)
Terreiro de Mãe Carmozina Terreiro de Mãe Laura
05:00h Alvorada de fogos 05:00h Alvorada de fogos
09:00h Bênçãos aos visitantes na pedra da Sereia 08:00h Saudação aos orixás
14:00h Início dos trabalhos afro-religiosos 12:30h Samba de roda
14:30h Saída da procissão com a imagem centenária de Iemanjá 17:00h Saída do cortejo
15:00h Entrega das oferendas com procissão marítima 18:00h Samba
17:20h Festa de Largo até as 22:30h 18:30h Encerramento


Oferendas ecológicas –
É possível manter a relação tradicional entre o candomblé e a proteção do meio ambiente. Assim, evite sabonetes, bonecas, vidros de perfumes, pentes e itens de maquiagem.Esses objetos levam anos para se decompor na natureza. Ofereça sempre pétalas de flores naturais, despeje o líquido do perfume em cima das outras oferendas, utilize apenas imagens de cera e coloque seus pedidos em papel crepom. Se a proposta é fazer um balaio, troque o cesto de vime por um barquinho de jornal ou papelão.