Una: Ministério do Meio Ambiente garante convênios para reforçar governo de Tiago


img-20161022-wa0004

Fortalecimento econômico do município com responsabilidade sustentável. Esse foi o foco da audiência que o prefeito eleito Tiago de Dejair teve em Brasília com o ministro interino do Meio Ambiente, Edson Duarte, e com o jornalista Gusmão Neto, assessor parlamentar do deputado federal Bebeto Galvão.

Na audiência, os unenses relataram ao ministro sobre o potencial da biodiversidade do município e já solicitaram a assinatura de convênios para a execução de projetos em parceria entre a prefeitura de Una e o Governo Federal. E a primeira boa notícia é que o ministro interino se comprometeu em assinar, já no início do mandato de Tiago, um Termo de Cooperação Técnica para garantir a implantação do programa de Educação Ambiental da Mata Atlântica, que irá capacitar profissionalmente membros da sociedade unense para desenvolver um trabalho de conscientização da população sobre a necessidade de proteger a biodiversidade. Desse trabalho será possível iniciar a instalação do Viveiro Municipal de Árvores Nativas, que fará doação de mudas e sementes. “A ideia é unir consciência ambiental e geração de emprego e renda. É possível sim buscar o fortalecimento econômico com responsabilidade sustentável”, declara Tiago. Além disso, o prefeito solicitou uma parceria com o Ministério para que seja possível buscar condições de reabrir o Ecoparque de Una. Para esse tema o prefeito eleito já designou sua equipe para dialogar com empresa proprietária da reserva e elaborar um projeto de parceria tripartite, envolvendo Governo Federal, Prefeitura e iniciativa privada, para tentar viabilizar a abertura do EcoParque.

O assessor parlamentar Gusmão Neto parabenizou a desenvoltura do prefeito eleito Tiago de Dejair em Brasília e disse ter certeza que o Município de Una conseguirá dar a volta por cima das dificuldades que enfrenta atualmente. “Tiago obteve importantes conquistas aqui em Brasília, logo na sua primeira visita. Sua habilidade política é o demonstrativo de que ele conseguirá alternativas para enfrentar a crise financeira e consertar a má situação administrativa que encontrará em janeiro quando assumir a prefeitura. Está de parabéns. Nosso mandato em Brasília e toda nossa relação na Esplanada dos Ministérios continuam à inteira disposição do município, e agora com o governo de Tiago certamente a cidade conseguirá aproveitar melhor os recursos federais”, finaliza Gusmão.

Emendas

Além das boas notícias no Ministério do Meio Ambiente, o prefeito eleito Tiago de Dejair também conseguiu emendas parlamentares de três deputados federais: Bebeto Galvão, Mario Negromonte Júnior e Cacá Leão. As emendas servirão para realizar uma expressiva obra de reforma no Hospital Municipal Frei Silvério, além de construção de praças, pavimentação e calçamento.