Protagonismo feminino será marca da gestão de Bebeto


img_2016-09-18_06-58-02-640x632

Durante reunião com as mulheres, na noite de sexta-feira, no comitê de campanha, na avenida Itabuna, Bebeto (PSB) e Luiz Uaquim (PMDB) reforçaram que a presença feminina será obrigatória em todos os setores do governo municipal. “Queremos a representatividade feminina em condições de decisão em cada secretaria”, destacou.

Para o candidato, a soma do esforço coletivo é que possibilita uma sociedade mais justa e fraterna para homens e mulheres. O encontro com as mulheres foi marcado pela apresentação de indicadores que revelam o grau de vulnerabilidade das mulheres ilheenses das zonas urbana e rural.

A apresentação feita por Mera Costa, do assentamento Frei Vantuy, revelou que 53% das mulheres não completaram o ensino fundamental. Elas também são a maior parcela da população em extrema pobreza, cerca de 31%, segundo Mera Costa. Ela acrescentou ainda que Ilhéus ocupa a 41ª posição entre os 100 municípios de maior violência contra a mulher e registra quase metade dos casos de estupro entre os 25 municípios que compõem o Território Litoral Sul. “As mulheres devem fortalecer a luta em todos os espaços da sociedade. E isso será possível quando essas estatísticas forem desnaturalizadas”, disse a assentada.

Mais dificuldades

O evento também contou com a presença de uma das integrantes do Conselho Municipal de Saúde, Adriana Assif, que falou sobre a precariedade do atendimento às mulheres. Vários postos de saúde estão fechados, há dificuldade para marcação de exames e não existe qualquer programa de proteção e acolhimento à mulher vítima de violência”, relatou. A conselheira ressaltou a importância da construção de um espaço permanente de diálogo entre a gestão municipal e as mulheres da zona urbana e do campo.

O candidato a prefeito do PSB disse que os dados apresentados revelam a Ilhéus real e que, infelizmente, as mulheres fazem parte do quadro de horror social. “O mundo machista e do patriarcado cria relações de dominação dos homens diante às mulheres. Buscamos condições igualitárias, com todos marchando lado a lado por uma sociedade mais saudável”, afirmou.

Bebeto disse que as mulheres devem ter acesso a qualificação profissional, oportunidades de emprego, cuidados específicos com a saúde, creches e escolas para os filhos, além de estímulos à capacidade criativa. “Os números indicam a ausência de projetos de desenvolvimento social, mas estamos dispostos a trabalhar para mudar essa triste realidade”, declarou.

Assessoria de comunicação do candidato Bebeto, da Coligação Ilhéus, nosso maior compromisso.