Vendas parceladas no Dia das Mães caíram


dia das mães

Pelo terceiro ano consecutivo houve queda nas consultas para vendas a prazo na semana do Dia das Mães, segundo o indicador calculado pelo SPC Brasil.

O volume de vendas parceladas na semana anterior ao último domingo (entre 1 e 7 de maio) caiu 16,40% em relação ao mesmo período do ano passado. A queda de 2016 se segue a um leve recuo de 0,59% verificado em 2015.

Isso demonstra um forte impacto nas vendas devido à retração do poder de compra dos brasileiros. Em períodos anteriores, as variações foram de -3,55% (2014), +6,44% (2013), +4,40% (2012), +6,53% (2011) e de +9,43% (2010).

O Dia das Mães é a data mais importante para o varejo no primeiro semestre e fica atrás só do Natal em volume de vendas e faturamento. O resultado negativo deve funcionar como uma prévia para o desempenho ao longo de 2016.

Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, “a forte queda no volume de vendas é reflexo da crise econômica pela qual o Brasil passa, com inflação elevada, altas taxas de juros, aumento do desemprego e crédito restrito”.