Prefeito de Ilhéus decreta luto pela morte da comendadora Maria Dolores Vieira Passos


A comendadora Maria Dolores Vieira Passos.
A comendadora Maria Dolores Vieira Passos.

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, decretou nesta quarta-feira, 6, luto oficial de três dias pela morte da comendadora Maria Dolores Vieira Passos, ocorrida na noite de terça-feira, 5 de abril, aos 94 anos. Dona Dolores, como era conhecida, nascida no dia 21 de agosto de 1921, foi sepultada na tarde de hoje, no Cemitério da Vitória.

Professora da rede pública por mais de 40 anos, ensinou por décadas no Colégio Estadual Estado do Ceará, no bairro Malhado. Após sua aposentadoria, ingressou no ramo do ensino privado, tendo dirigido a Escola Castro Alves. Durante sua vida dedicada à educação, lecionou para uma geração de ilheenses, entre eles, o professor Soane Nazaré de Andrade – um dos fundadores da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi), hoje UESC – que afirma tê-la como sua primeira professora.

Pelos seus serviços prestados à comunidade ilheense, Maria Dolores Vieira Passos foi agraciada com a Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, a maior honraria outorgada pelo Município, em mandato anterior do prefeito Jabes Ribeiro.