Começa amanhã a 3ª Semana Mãe Ilza Mukalê


Clique no cartaz para ampliá-lo.
Clique no cartaz para ampliá-lo.

Pelo terceiro ano consecutivo a Organização Gongombira de Cultura e Cidadania e a Rede Matamba realizam a “Semana Mãe Ilza Mukalê”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, e ao aniversário dos 82 anos de Mãe Ilza Mukalê, matriarca do terreiro de Matamba Tombenci Neto, em Ilhéus.

As comemorações deste ano serão abertas às 19h da terça-feira (08), com o III Encontro Mulheres do Tempo. Na oportunidade, serão homenageadas 13 mulheres que se destacaram no ano de 2015. Elas receberão o troféu Mãe Ilza Mukalê, confeccionados pelo artista plástico Jaco Galdino de Caravelas-Ba.

SIMPÓSIO – O Simpósio: Cultura, Mercado e Comunidade Negra, tem como objetivo discutir os diferentes modelos e estratégias de inserção social de instituições, grupos culturais e artistas negros.

Estarão presentes figuras representativas, de instituições culturais da Bahia e do Rio de Janeiro, como: Arany Santana  e Cristiane Taquari – Centro de Culturas Populares e Identitárias do Governo do Estado da Bahia; Sueli Conceição – Mestra em Estudos Étnicos e Africanos-BA;  Vincenzo Cambria – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Gleide Cambria – Cia de Dança Afro Bamboyà – RJ; Dado Loko – Artista Plástico – Ilhéus; Jaco Galdino – Artista Plástico e Cineasta – Caravelas – BA; Freeza  da banda OQuadro  – Ilhéus, entre outros.