Ilheense é seis vezes campeão baiano de triatlo e busca sétimo título


atletaIgor Costa, 35 anos, se desdobra entre a profissão de engenheiro civil e a paixão pelo triatlo. Na década de 90, ainda menino, Igor assistia, encantado, às etapas dos campeonatos mundiais que aconteciam em Ilhéus. Não tardou e, desde 1998, o jovem decidiu adotar uma rotina exaustiva de treinamento, com alimentação regrada e vida social limitada. Tudo isso em prol do rendimento como triatleta.

Entre braçadas, pedaladas e passos rápidos, de lá pra cá Igor conquistou seis medalhas de campeão baiano, foi vice-campeão da Copa Brasil de Triatlo em 2005, por três vezes ficou entre os top 10 no Campeonato Brasileiro de Longa Distância, conquistou o terceiro lugar na dificílima prova Ironman 70.3 de Miami, em 2014, e foi ainda o quarto colocado na competição Tritanium Porto Seguro 2015. Ufa! E depois disso tudo, Igor ainda tem fôlego de sobra para os próximos desafios. Entre março e abril, ele participará de Campeonato Brasileiro de Longa Distância no Ceará, da primeira etapa do Campeonato Baiano 2016, em Salvador, e ainda disputa o Ironman 70.3 em Palmas, no Tocantins.

Para o atleta, todo o esforço é recompensado. “Os maiores benefícios são a qualidade de vida, saúde, aprendizado com disciplina, saber reconhece os limites, aprender a buscar sempre o melhor, ter foco, usar a inteligência a seu favor, enfim, todo sacrifício vale apena, pois no final nos tornamos pessoas melhores”. Para vencer não só os obstáculos das provas, mas todas as etapas que envolvem participar de competições de nível profissional, Igor conta com o patrocínio do Cenoe Saúde, programa de promoção da saúde e bem-estar do Cenoe Hospital de Olhos.

“O Cenoe garante minha participação nos campeonatos, custeando todas as despesas, como taxas de inscrição, passagens, hospedagem, alimentação, custos extras. Além de oferecer apoio nutricional e investimento em imagem. Sei que Dr. Antônio, assim como eu, é fã de esportes e busca superação e excelência em tudo o que faz”, destaca o triatleta Igor Costa.

O Cenoe Saúde mantém também um clube de corrida multidisciplinar voltado para o bem-estar de funcionários e pacientes, com o suporte de educador físico, fisioterapeuta e nutricionista. O médico Antônio Nogueira, diretor técnico do Cenoe, afirma que as atividades físicas influenciam positivamente no dia a dia das pessoas. “Os exercícios físicos quebram a tensão do trabalho e nos dão disposição para enfrentar nossa luta diária”. O projeto também inclui palestras e atividades recreativas, estimulando a interação entre os participantes.

Para os aspirantes a atleta, Igor recomenda buscar profissionais que garantam a qualidade na atividade escolhida. “Em primeiro lugar, um médico para avaliar e acompanhar sua saúde, depois um bom profissional de educação física para que os objetivos sejam planejados de forma inteligente e segura. Tem de ter em mente que ser atleta é um estilo de vida, tem de fazer com satisfação, com muito amor. Acreditar sempre que é capaz, traçar metas possíveis e buscar a felicidade”, ensina o campeão baiano.