CIPPA intensifica ações para garantir defeso do caranguejo e lagosta


carangaA Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) – Porto Seguro, sob o comando do major PM Siqueira, intensificou ações para garantir defeso do caranguejo e lagosta em toda região sul da Bahia.

Nesta quarta-feira (24), em patrulhamento ao Recife de Fora, em conjunto com a secretaria de Meio Ambiente, o cabo Teles e o sub tenente Jackson, fizeram atuação de embarcação que tinha lagostas. Também foram encontrados 250 caranguejos, incluindo fêmeas.

O período de defeso é quando as atividades de caça, coleta, e pescas esportiva e comercial, ficam vetadas ou controladas em diversos locais do território nacional. Este período é estabelecido pelo Ibama de acordo com o tempo em que os crustáceos e os peixes se reproduzem na natureza, e visa a preservação das espécies e a fruição sustentável dos recursos naturais.

Durante essa época, os pescadores artesanais recebem do governo proventos em dinheiro, já que não podem obter renda da pesca por impedimento legal.

O comerciante que mantiver o animal em estoque, capturado fora do período de andada, deve procurar o Ibama para declarar quantos caranguejos tem em depósito. Quem for flagrado transportando ou comercializando a espécie nos períodos de proteção, pode ser multado em até R$ 1 mil, mais R$ 20 por quilo do pescado, além de responder na justiça por crime ambiental.

Entende-se por ”andada’, o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos. Elas ocorrem nas luas cheia e nova.

Os períodos de defeso estão programados para até março deste ano. Veja abaixo o calendário para o ano de 2016:

1° período: 1 – De 10 à 15 de janeiro. 2 – De 24 a 29 de janeiro.

2° período: 1 – De 09 à 14 de fevereiro, e 2 – De 23 à 28 de fevereiro.

3° Período: 1 – De 09 à 14 de março, e 2 – De 24 à 29 de março.

Galeria de fotos: