Bebeto levanta a voz no Congresso para impedir diminuição da Ceplac; veja o vídeo


Deputado Bebeto Galvão.
Deputado Bebeto Galvão.

O deputado Bebeto Galvão (PSB) usou a tribuna da Câmara Federal para manifestar sua posição contrária à tentativa do Ministério da Agricultura de promover uma reforma na estrutura da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), numa medida que poderia levar a instituição ao esvaziamento. Bebeto disse que está empenhado para impedir um possível rebaixamento do órgão, inclusive acionando o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, para que o governo não permita um golpe desse tamanho com os estados produtores de cacau, a exemplo da Bahia, Roraima e Pará.

Bebeto lembra que a Ceplac é um órgão com reconhecimento mundial devido ao volume de pesquisas científicas e desenvolvimento de políticas públicas em defesa da lavoura cacaueira, até mesmo com portifólio nas áreas de genética, biologia molecular, fisiologia, além de ser um dos principais centros de pesquisa do mundo em cultivos tropicais. Na sua avaliação, reduzir o tamanho do órgão vai na contramão do que realmente necessita a produção de cacau, que exige a continuidade dos ciclos de pesquisas e suporte de estudos para a cacauicultura.

“Não podemos aceitar a essa tentativa de golpe passivamente. Fomos pegos de surpresa com essa notícia de que a ministra Katia Abreu está propondo uma reforma na Ceplac sem que tenhamos conhecimento de como seria essa reforma. Não podemos aceitar uma reforma sem o diálogo com a bancada federal, o Senado, com os cacauicultores, sem os agricultores, os órgãos de pesquisa, porque não estamos tratando de uma instituição qualquer. Faço um chamamento à bancada baiana para exigir do governo federal mais respeito à Bahia”, desabafou Bebeto.

Confira o pronunciamento no vídeo :