Itacaré: Distrito de Taboquinhas segue abandonado pela prefeitura


Fotos: Taboquinha Informa.
Fotos: Taboquinha Informa.

A situação do distrito de Itacaré, Taboquinhas, foi denunciada esta semana pelo site “Taboquinhas Informa”. Por lá, são várias situações, que explicitam o abandono por parte do poder público municipal: Posto de saúde fechado, obras abandonadas, salários de servidores atrasados, dentre outros casos. Confiram:

Quadra poliesportiva da escola Paulo Souto – No dia 23 de dezembro de 2014, a obra do Governo Federal de construção da cobertura da quadra poliesportiva da escola foi iniciada, e tinha prazo de término no dia 23 de junho de 2015, mas foi paralisada e abandonada pela empresa responsável, a São Miguel. A obra está orçada em R$ 182.424.94 (cento e oitenta e dois mil, quatrocentos e vinte e quatro reais e noventa e quatro centavos).

Posto de saúde Maria de Lourdes Araújo – Desde o mês de dezembro que o posto de saúde¸ localizado na rua do Comércio, não funciona. O médico e as enfermeiras que atendiam na unidade foram demitidos. Segundo informações, os ex-funcionários estavam com salários atrasados a aproximadamente três meses.

Reforma da praça padre Edgar – A praça Padre Edgar está passando por uma reconstrução no valor global de R$ 47.350.48 (quarenta e sete mil trezentos e cinquenta reais e quarenta e oito centavos). A reforma está sendo realizada pelo Governo Federal, através de um financiamento da Caixa, e era para ser iniciada no dia 04 de maio de 2015, mas só foi iniciada no mês de agosto, e tinha previsão de término para o dia 04 novembro de 2015. A obra ficou um período abandonada, e na semana passada uma empresa não divulgada recomeçou o serviço.

Construção da “Pedra Fundamental” e do posto do Samu – Na inauguração da BA-654, onde teve presença do governador Rui Costa, o prefeito Jarbas Barbosa entregou a viatura do Samu  à comunidade de Taboquinhas (a viatura só ficou no distrito no dia do evento), e aproveitou também para anunciar a construção do posto do Samu. Na mesma ocasião, o prefeito anunciou o lançamento da “Pedra Fundamental”, para a construção do centro de diagnóstico de raios-X e ultrassom do hospital de Taboquinhas. A obra foi iniciada, mas em seguida abandonada. Nenhuma placa indicando o valor e o prazo da obra foi colocada no local.

Coleta irregular de lixo – Outro grande problema que a população de Taboquinhas está enfrentando é a coleta irregular de lixo. Recentemente ficou 15 dias sem coleta.

Salários atrasados – Funcionários contratados que prestam serviço na área da Saúde, Educação, Infraestrutura e demais áreas, estão há três meses sem salários. Ante tal situação, alguns abandonaram o serviço por conta própria.