Deputada Ângela Sousa lamenta a morte de agricultor em decorrência dos conflitos de demarcação de terra no sul da Bahia


Sessão Especial Demarcação de Terras. Foto arquivo.
Sessão Especial Demarcação de Terras. Foto arquivo.

A deputada Ângela Sousa lamenta e repudia a morte do pequeno agricultor José Carlos, no município de Buerarema, ocorrida no última quinta-feira (28). O fato foi uma consequência da situação histórica de conflitos de demarcação de terra entre indígenas e produtores rurais no Sul da Bahia.

Segundo informações, o agricultor foi morto a tiros dentro da própria fazenda. Um outro agricultor, que ficou ferido, identificado como Gilvan Santos Silva, está internado em estado grave no Hospital de Base, na cidade vizinha de Itabuna, após ter sido atingido por golpes de facão.

A deputada que tem acompanhado desde o inicio esta questão, e com a sua responsabilidade e o dever que exerce como política e cidadã do sul baiana, manifesta repúdio pelo assassinato do agricultor José Carlos. “É preciso uma intervenção das autoridades competentes para cessar esses conflitos, resolvendo essa situação que se arrasta por vários anos, sem uma efetiva solução”, destacou.

A parlamentar ressalta ainda, que é necessário o retorno imediato da Operação Macuco, com a participação do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), para coibir os conflitos entre pequenos agricultores e índios, as invasões e saques nas propriedades que há muito tempo causado uma situação de medo e danos aos produtores da região.