Ainda não sabem a dimensão do peso do Colo Colo


Por Jamesson Araújo

Escudo-colo-colo-bahiaComo torcedor do Colo Colo, tenho acompanhado a luta do clube para se manter vivo no futebol. Esse artigo é uma crítica construtiva aos ex-diretores, e atuais mandatários do time, que sofrem com a mentalidade pequena ante a dimensão e a história que tem o clube na Bahia e no Brasil.

O Colo Colo é a única agremiação do sul da Bahia na série A do futebol Baiano, que representa não só Ilhéus, mas todo região sul da Bahia. E isso, que deveria ser o carro chefe da publicidade, e motivação para a busca de patrocinadores, esbarra na tentativa de sobrevivência sem criatividade, caindo na mesmice de “alugar” o clube a empresários, que enchem o time de jogadores do sul do país, e não geram receita alguma.

Foi assim no ano passado recente, e está sendo assim agora.

E os jogadores da região, de Ilhéus e da base? E o aproveitamento dos jogadores do intermunicipal?

Essas perguntas caminham junto com a ideia de como o clube não poderá sair do buraco, sem jogadores próprios, que poderiam ser revelados, vendidos e gerariam receitas extraordinárias. A busca de publicidade e patrocinadores, ainda se limita a ficar focada em Ilhéus, enquanto um grande potencial regional é esquecido. Será que não teriam empresas em Itabuna e outras cidades da região que abrasassem um projeto bem feito?

Falta o Colo Colo cooptar torcedores de outras cidades, com um marketing mais amplo, ressaltando que o clube representa o sul da Bahia.

Um problema grave, e que sempre critiquei, é a falta de material esportivo do clube em outras praças. Um amigo do município de Coaraci me ligou, pedindo que eu comprasse uma camisa do Colo Colo para ele. Uma aventura encontrar uma camisa do clube em Ilhéus. Imaginem em lojas de outras cidades do sul da Bahia.

O que estou querendo dizer é que a atual diretoria, como as que passaram pelo Colo Colo pensam num produto ilheense. Mas hoje o Colo Colo é um produto regional. Tem portas abertas, e um caminho livre para buscar um número maior de grandes patrocinadores e parceiros, além de marketing, que já nasce com um lema forte: “O Colo Colo representa o sul da Bahia no cenário futebol baiano e nacional.”