Estado desapropria área para desalojados


Jornal A Região

Imagem arquivo.
Imagem arquivo.

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado o decreto 16.534. O documento declara de utilidade pública para desapropriação uma área de 941 mil metros quadrados no município de Itapé.

A área foi escolhida depois de estudos da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia. O terreno será destinado ao reassentamento dos moradores das fazendas que serão inundadas com a barragem do Rio Colônia.

A obra deve ser reiniciada somente em março e contará com investimento de R$ 119 milhões. A barragem ocupará uma área de 1.621 hectares, com altura de 19 metros e capacidade para armazenar 62 milhões de metros cúbicos de água.

Com isso, será garantida uma vazão de mil e quatrocentos litros de água por segundo. A barragem irá normalizar a vazão dos rios Cachoeira e Colônia, evitando alagamentos de áreas ribeirinhas em períodos de chuvas intensas.

Além disso, vai acabar com problema crônico da falta de regularidade no abastecimento de água em Itabuna, que desde o ano passado enfrenta o pior período de racionamento de sua história.