Emasa vai transportar água de São José da Vitória para abastecer bairros de Itabuna


Prefeito de Itabuna Claudevane Leite se reuniu com diretoria da Emasa.
Prefeito de Itabuna Claudevane Leite se reuniu com diretoria da Emasa.

A partir desta quarta-feira, dia 13, o sistema de abastecimento de água de Itabuna vai ganhar um importante reforço. A pedido do prefeito Claudevane Leite uma parceria entre Emasa e Embasa vai permitir que os bairros e locais onde foram instalados 68 tanques provisórios, em decorrência da estiagem de mais de 160 dias que toma conta da região sul do Estado, passem a receber, diariamente, água dentro dos padrões de potabilidade definidos pelo Ministério da Saúde, sem os índices de cloretos apresentados na água atualmente distribuída na cidade.

A água será captada na Estação de Tratamento (ETA) da Embasa, no município de São José da Vitória, a 36 quilômetros de Itabuna, de onde será transportada por carros-pipa da Emasa até os locais de abastecimento nos bairros. De acordo com o presidente da Emasa, Ricardo Campos, o objetivo é atender os bairros periféricos onde a empresa instalou os tanques para que a distribuição regular de água para o consumo humano na cidade não fosse comprometida. Também serão beneficiadas clínicas e hospitais com a oferta de água doce.

Ricardo Campos explica que, em paralelo, a captação de 350 litros por segundo, no distrito de Castelo Novo, em Ilhéus, vai continuar normalmente. Contudo, como a Emasa detectou, nas últimas semanas, altos índices de cloretos que comprometeram a qualidade da água para o consumo humano. Como nem todo mundo tem condições financeiras de comprar água mineral, a empresa tem procurado alternativas para garantir um produto de qualidade à população, principalmente para as pessoas que moram em locais mais distantes do centro da cidade.