Programa social em Ilhéus orienta sobre combate à violação de direitos humanos


A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), realizou, na última semana, palestra no distrito do Couto, com o objetivo de divulgar o serviço àquela comunidade. O projeto, denominado Creas na Escola, tem busca informar estudantes e professores sobre as funções do serviço, como chegar até ele, a forma de funcionamento, bem como seu público alvo.

O Creas-Paefi compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para melhorar a função de proteção das famílias diante do conjunto de condições que as tornam vulneráveis e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social. As denúncias são recebidas pelo órgão através do Disque 100. O serviço tem como parceiro o Governo Federal e faz parte dos programas da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). Sua sede fica localizada na avenida Uberlândia, nº 555, no bairro Malhado.

Para o secretário da pasta, Jamil Ocké, o projeto Creas na Escola é mais um canal para difundir o serviço. Segundo ele, é indispensável que a população denuncie casos desse tipo e afirma que essas denúncias são anônimas. O serviço atende pessoas que sofreram violações de direitos como violência física, psicológica e negligência; violência sexual, que compreende abuso e/ou exploração; tráfico de pessoas; abandono; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia; entre outras formas de violação de direitos.

De acordo com a coordenadora do serviço, Quédima Souza, a equipe do Creas também realiza trabalho de divulgação das formas de denúncia de todos esses tipos de violação, através do Disque 100 e dos outros canais do Sistema de Garantias de Direitos.