PT de Ilhéus participa do 5º Congresso Nacional e discute avanços dos projetos


Carmelita e Fernando Haddad. Foto divulgação.
Carmelita e Fernando Haddad. Foto divulgação.

A presidente do PT de Ilhéus, Professora Carmelita, e membros da Executiva e Diretório Municipal estão participando do 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, que acontece até este sábado, dia 13, em Salvador. O evento reúne os maiores nomes da política nacional, a exemplo da presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Rui Costa, além de senadores, deputados estaduais e federais, ministros, secretários estaduais e municipais, prefeitos, vereadores e lideranças políticas e de movimentos sociais de todos os estados do Brasil.

De acordo com a Professora Carmelita, o Congresso é de fundamental importância para discutir e deliberar sobre a atualização do projeto partidário, os desafios dos novos tempos, a situação nacional e internacional, as perspectivas de avanço do projeto político e a renovação do modelo de organização do PT. O Congresso, segundo explicou a presidente do PT de Ilhéus, será encerrado com a aprovação de um plano de ação partidária para os próximos anos.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu, em discurso na abertura do 5º Congresso Nacional, que o PT continua vivo e de cabeça erguida. “Estamos vivos, de cabeça erguida, na perspectiva de construir um país muito melhor. O PT continuará vivo, enquanto os trabalhadores desse país continuarem sonhando com uma vida melhor. Por isso, temos a obrigação de olhar para o futuro, de continuar semeando a esperança”, disse o ex-presidente.

A presidenta Dilma Rousseff pediu, em discurso, que o PT, os partidos aliados, os movimentos sociais e os militantes da legenda continuem a caminhar “juntos e firmes” para transformar o Brasil. “Todos que estão aqui (no 5º Congresso) compartilham essa vontade de transformar o Brasil. Para alcançar isso, precisamos caminhar juntos e firmes. Preciso de cada um de vocês, de toda força que vocês podem me dar, estando ao meu lado”, disse a presidenta