Constran/UTC vai abandonar contrato da construção da nova ponte do Pontal


Canteiro de Obras da Constran/UTC em Ilhéus completamente abandonado.Foto Jamesson Araújo
Canteiro de Obras da Constran/UTC em Ilhéus completamente abandonado.Foto Jamesson Araújo

Cada dia fica mais evidente que o Governo da Bahia, juntamente com o PT, praticaram estelionato político em Ilhéus.  Durante a campanha de 2014, investimentos, entre eles a nova ponte do Pontal, foi amplamente divulgada, com o governo de Dilma sendo o fiador.

Divulgada em primeira mão pelo Blog Agravo, a retirada de maquinário da obra por parte da empresa Constran/UTC, em dezembro, com as informações de atraso de pagamento por parte do governo da Bahia, além das demissões em massa, foi rebatida pelo diretor do Derba, que na época informou que o maquinário que estava sendo levado embora seria substituído por outros, na nova fase da obra, que seria iniciada em fevereiro.

Já estamos em abril, e nada de obra da ponte acontecer. A promessa do Governo da Bahia era entregar a ponte em junho de 2015.  Hoje o Blog de Ilhéus, em primeira mão, trás a informação que a Constran demitiu os poucos funcionários restantes nesta segunda-feira, 13.

Na agenda do governador Rui Costa, que deve vir à cidade em 18 de abril, está o anúncio do distrato com a Constran. Possivelmente, a segunda colocada na licitação, a Queiroz Galvão, será convocada para assumir a obra.

DSC05193
Placas anunciam obra da nova ponte do Pontal, e no fundo tudo abandonado. Foto Jamesson Araújo

O Blog Agravo em contato com uma fonte da empresa na capital, da área administrativa da Constran, teve a informação e a confirmação que desde setembro do ano passado a empresa não recebe do Governo da Bahia, e que os quatro funcionários restantes em Ilhéus, que são da área administrativa, vão ser demitidos na próxima sexta-feira (17), e o escritório na cidade será fechado.

A empresa, e não o Governo da Bahia, será a responsável pela quebra do contrato, devido à falta de pagamentos de medições da obra. Mas o problema vai mais muito mais além da construção da nova ponte do Pontal. O dono da UTC/Constran, responsável pela construção da nova ponte do Pontal, que está preso devido ao envolvimento na roubalheira da Petrobras, o baiano Ricardo Pessoa, aceitou a delação premiada, e de acordo com a coluna Expresso, da revista Época, ele quer “voltar logo para casa” e se “vingar” do PT, cujo líderes o abandonaram.

Pessoa formalizou sua delação premiada em março e as informações colhidas estariam sob responsabilidade do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki. A homologação do conteúdo da delação pelo STF é necessária para que o investigado na Operação Lava Jato tenha redução ou abrandamento de pena.

Segundo o site Bahia Notícias, o depoimento de Pessoa atinge em cheio figuras influentes do Governo Federal , e de grosso calibre do cenário baiano. Vale lembrar que a UTC/ Constran fez doações de campanhas para o então candidato e hoje prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), e ao ex-governador Jaques Wagner (PT), e entre outras figurinhas carimbadas da política baiana.