Codeba assina contrato para Dragagem do Porto de Ilhéus


A Codeba deu um passo importante nesta quarta-feira (07), para iniciar a dragagem do Porto de Ilhéus.

A Companhia das Docas do Estado da Bahia assinou contrato com a empresa DTA Engenharia LTDA para restabelecer a profundidade original, de 10 metros, permitindo a retomada de operações com navios de 60 toneladas, trazendo novas perspectivas para a logística portuária da região.

Nas últimas décadas, com o declínio da cultura cacaueira, o Porto de Ilhéus ganhou um novo perfil, buscando ampliar a sua área de influência, atraindo cargas diversas e de várias regiões da Bahia e de outros Estados.

Hoje, além do cacau, a sua pauta de movimentação de cargas inclui soja, milho, amêndoas, óxido de magnésio, concentrado de níquel, peças industrializadas e carga geral. Também atua como operador turístico, obtendo nos últimos anos um expressivo crescimento dessa atividade.

Gurita participa de audiência na Seagri e solicita apoio para o fortalecimento da agricultura em Ilhéus


Secretário João Carlos, Vereador Gurita , e o chefe de Gabinete, Alisson Gonçalves.

O vereador Gurita participou nesta quarta-feira (07) de uma audiência com o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura ( Seagri), João Carlos Oliveira, e o chefe de Gabinete, Alisson Gonçalves, onde a pauta foi o fortalecimento da agricultura no município de Ilhéus.

Segundo o vereador Gurita, foi solicitado ao secretário apoio operacional para melhorias das estradas dos distritos, além de apoio técnico aos agricultores e pescadores.

Segundo Gurita ficou acertada a realização em Ilhéus de uma audiência pública com agricultores e pescadores, para debater melhorias e investimentos.

O vereador lembrou que o agronegócio e a agricultura familiar são muito fortes no município, principalmente a produção de cacau e hortaliças e frutas, que são comercializados em feiras livres e casas comerciais abastecendo os ilheenses.

Vídeo: Incêndio destrói seis casas na zona norte de Ilhéus


Um incêndio destruiu seis casas na tarde desta quarta-feira (7), na localidade do Cominho, no bairro da Barra, na zona norte de Ilhéus, no sul da Bahia. Conforme o Corpo de Bombeiros, não houve feridos.

As chamas começaram por volta 15h. Os moradores ficaram desesperados, porque no local tinha muitos barracos feitos de madeira e fiações expostas.

O grupo chegou a tentar debelar as chamas, que foram controladas por uma equipe do Corpo de Bombeiros. A causa do incêndio ainda é investigada.

Vídeo:

Aprovado PL de Pedro Tavares que nomeia trecho da BA-263 de ‘Rodovia Deputada Virgínia Hagge’


Deputado Pedro Tavares (DEM).

Foi aprovado hoje (07/07), em votação, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, o projeto de lei, de autoria do deputado Pedro Tavares (DEM), que nomeia a BA-263, no trecho que interliga os municípios de Itapetinga, Itambé e Vitória da Conquista de ‘Rodovia Deputada Virgínia Hagge’. A proposição tem o objetivo de homenagear a ex-deputada estadual, mãe do atual prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge.

Segundo Tavares, a denominação é uma forma de lembrar com deferência à ex-deputada que completou um ano de falecida. “Lembramos com muito carinho e respeito a biografia dessa grande cidadã baiana, que prestou grandes serviços ao nosso estado, deixando um legado de dignidade, lealdade, seriedade e trabalho”, afirmou.

O deputado destacou o reconhecimento da Casa Legislativa pela história da ex-parlamentar, que sempre foi admirada por suas convicções políticas e atenção às demandas do estado, além da simpatia, amizade e respeito que nutria pelos colegas. O projeto segue agora para a sanção do governador do estado.

Decreto prorroga até o dia 13 restrição de locomoção noturna em Itabuna


Novo decreto publicado no início da noite desta terça-feira, dia 6, prorrogou até o dia 13 a restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 23 às 5h, no Município de Itabuna. Houve a flexibilização para cerimônias de casamento, vedadas recepções.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo bares, restaurantes e congêneres, deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência do horário estipulado para garantir o deslocamento às suas residências dos seus funcionários e colaboradores.

Cada segmento comercial deverá seguir os horários de funcionamento estabelecidos nas convenções coletivas de trabalho e demais ordenamentos, sendo respeitado o horário estipulado. Os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação ficam liberados até meia-noite.

Já o transporte coletivo municipal funcionará até às 22h30min.

A comercialização de bebida alcoólica fica proibida em quaisquer estabelecimentos, das 22h30min às 5 h, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). Está permitida a execução de som ao vivo nos bares, restaurantes e similares, com estrutura de som ambiente, mantendo o devido distanciamento bem como o cumprimento de todas as medidas de saúde e segurança estabelecidas no protocolo de prevenção.

Proprietários dos estabelecimentos e músicos que estiverem se apresentando possuem a responsabilidade de controlar e coibir todo e qualquer ato que venha causar descumprimento do protocolo, especialmente o distanciamento e aglomerações, sendo proibidas quaisquer atividades interativas que gerem contato ou proximidade entre os clientes, a exemplo de dança, entre outras.

Conforme Termo de Compromisso formalizado entre os representantes musicais e dos estabelecimentos do segmento de bares, restaurantes e similares, nos casos de descumprimento de quaisquer medidas dos protocolos de saúde e segurança, os infratores estarão sujeitos às penalidades cabíveis, em especial, a aplicação de multas e o fechamento do estabelecimento por tempo determinado, através dos órgãos municipais de fiscalização.

Academias, centros de treinamento, estúdios e demais estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, poderão funcionar, respeitando todos os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado, o uso de máscaras, a manutenção da circulação de ar natural dos ambientes, bem como a capacidade máxima de lotação de 50%.

Fica proibida a realização ou execução de atividades desportivas, aulas de dança e ginástica ou demais atividades físicas que promovam contato físico.

Ficam suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, parques, passeatas e afins, durante o período.

Excepcionalmente, desde que respeitados os protocolos sanitários estabelecidos e observado o neste Decreto, estão permitidos os eventos, exclusivamente, científicos e profissionais, com público correspondente a 50% da capacidade do local, limitado a 100 pessoas. O funcionamento do cinema, desde que atendidos todos os critérios estabelecidos no protocolo de prevenção e segurança, fica autorizado.

Também excepcionalmente, fica autorizada a realização de atos solenes de formatura, especificamente, cultos ecumênicos e outorga de grau acadêmico, desde que atendidos todos os critérios estipulados no protocolo de prevenção e segurança, em especial. A limitação da ocupação ao máximo de 30% da capacidade do local e duração máxima de quatro horas, podendo ser realizados de segunda a sexta-feira.

Atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, de forma presencial, obedecendo o horário determinado para a restrição de locomoção noturna. Mas, devem ser respeito aos protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras; instalações físicas amplas, que permitam circulação de ar natural em todo o ambiente; e limitação da ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local.

Excepcionalmente, fica autorizada a realização de cerimônias de casamento, desde que atendidos todos os critérios estipulados no protocolo de prevenção e segurança anexo ao decreto. Contudo, fica proibida a realização de qualquer recepção festiva e/ou formal após a cerimônia do casamento, estando sujeito às penalidades cabíveis em caso de descumprimento.

Os responsáveis pelas cerimônias de casamento deverão encaminhar ofício à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), informando a realização do ato solene, com antecedência mínima de cinco dias da realização do evento. As demais restrições contidas no decreto anterior continuam em vigor.

Covid-19: Vacinação para público 38+ continua nesta quarta-feira em Ilhéus


Sesau estendeu a vacinação para esta quarta-feira, 7, em Ilhéus, no Teatro Municipal. Imagem arquivo.

Com a finalidade de oportunizar a oferta de mais doses da vacina contra a Covid-19 para pessoas com idade igual ou superior a 38 anos, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), estendeu a vacinação para esta quarta-feira, 7, em Ilhéus, no Teatro Municipal, Centro, e no Colégio Horizontina Conceição, na Urbis. O serviço de oferta da primeira dose estará disponível em horário alternativo, das 16h às 19h, ou enquanto durarem os estoques da vacina.

A oferta foi prorrogada pela Sesau com a disponibilização de 800 doses para contemplar as populações que trabalham em horário comercial e que não conseguiram receber a aplicação da vacina até o momento.

No ato da imunização, o usuário deve apresentar documentos como CPF; cartão do SUS; comprovante de residência; e cartão de vacinação, caso possua.

Serviço

1ª dose da vacinação contra a Covid-19

Público-alvo: Pessoas com idade igual ou superior a 38 anos.

Data: 07/07/2021 (quarta-feira)

Horário: Das 16h às 19h

Locais:

Teatro Municipal de Ilhéus

Colégio Horizontina Conceição (próx. ao posto da Urbis).

Documentos: CPF; cartão do SUS; comprovante de residência; e cartão de vacinação, caso possua.

SineBahia Móvel atende trabalhadores de Itagibá


A unidade móvel do SineBahia chega a Itagibá, no litoral sul do estado, para realizar inscrição e atualização cadastral de trabalhadores interessados em vagas de emprego. A atividade acontece entre os dias 13 e 15 de julho, das 8h30 às 16h, no Colégio Municipal 14 de Agosto (Rua Porto Seguro, nº 248 – Centro).

Serão distribuídas 200 senhas por dia e o atendimento ocorrerá por ordem de chegada. Os interessados devem apresentar Carteira de Trabalho e Previdência Social, RG, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade.

As oportunidades são para uma empresa produtora de níquel sulfetado e contemplam as áreas de construção civil e mineração.

Prefeitura de Itacaré realiza mais uma etapa das obras de reurbanização da orla


As obras de requalificação urbana e fluvial da Avenida Antônio Athanásio dos Santos, a orla da cidade, continuam sendo realizadas pela Prefeitura de Itacaré, com o objetivo de deixar ainda mais bonito um dos principais cartões postais do município. E essa semana mais uma etapa já está sendo concluída com a recomposição do calçamento de uma das vias A proposta é fazer esse serviço de calçamento e passeios em toda a extensão da orla.

A expectativa é de que na próxima semana a Prefeitura de Itacaré inicie os serviços de reurbanização na outra pista, que contará com ciclovia, canteiros e espaço para a circulação dos moradores e turistas. Como parte do projeto de reurbanização da orla de Itacaré já foi feita o alargamento e pavimentação do passeio de toda a avenida com piso intertravado, além da recomposição do calçamento.

O prefeito Antônio de Anízio destacou a importância das obras para o turismo e para a economia da cidade e garantiu que os serviços vão continuar. Ele solicitou a compreensão de todos os moradores e turistas para os eventuais transtornos que as obras poderão provocar nesse período, a exemplo das mudanças no trânsito, mas trata-se de serviços importantes para deixar Itacaré ainda mais bonita.

A obra faz parte do trabalho que já vem sendo implementado em todo o município de melhorias na cidade, requalificação dos pontos turísticos e pavimentação nos bairros, para garantir uma melhor qualidade de vida para os moradores e também o desenvolvimento do turismo. De acordo com o prefeito, a primeira etapa das obras já foi realizada, no trecho que vai do Posto São Miguel, no final da orla, até o farol da Concha, onde foi executada a pavimentação das ruas e passeios.

A 2ª etapa vai do Posto até a praça São Miguel e faz parte de uma emenda do deputado federal Ronaldo Carleto, no valor de R$ 644.530,26. Já a 3ª etapa das obras será da Praça São Miguel até o Forte, através de uma emenda do deputado federal Nelson Pelegrino, no valor de R$ 366.322,84.

As discussões sobre o projeto foram coordenadas pelo Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que destacou, na oportunidade, que em ambas as etapas, 2ª e 3ª, estão previstos o alargamento e pavimentação em intertravado de concreto do passeio e calçada externa, construção de rampas de acesso à praia, recolocação dos paralelepípedos na via de circulação de veículos, revisão do sistema de drenagem, calçadão, ciclovia e canteiros gramados.

Nem Lula nem Bolsonaro: indecisos lideram sucessão presidencial


Bolsonaro e Lula.

Uma pesquisa da Quaest Consultoria encomendada pelo banco Genial Investimentos, que será divulgada nesta quarta-feira 7, mostra que há espaço para a construção de uma candidatura presidencial de centro capaz de romper a polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seu antecessor Lula (PT). Segundo o levantamento, os indecisos são maioria nas intenções de votos espontânea, com 57 %, muito à frente de Lula, que aparece 21%, e de Bolsonaro, com 18%. Ciro Gomes (PDT) registra só 1% na espontânea, enquanto os demais postulantes ao Palácio do Planalto não atingem nem mesmo esse percentual.

Informações da Revista Veja.

PRF, Ministério Público da Bahia e Polícia Civil deflagram Operação Duplê na Bahia e em São Paulo


Em ação conjunta, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), o Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (GEOSP) e a Corregedoria-Geral da Polícia Civil, deflagraram a “Operação Dublê”, na manhã desta quarta-feira (07), na capital baiana e na cidade de São Paulo/SP. Foram cumpridos mandado de prisão preventiva e cinco mandados de buscas e apreensões.

A operação apurou indícios veementes da existência de associação criminosa especializada na prática de delitos de furtos, roubos e clonagem de veículos, cujo líder mantinha relação próxima e duradoura com uma servidora pública do Estado da Bahia.

As investigações demonstraram que a servidora se utilizava das prerrogativas inerentes ao cargo e da influência que gozava em seu órgão para garantir a impunidade do grupo criminoso e facilitar a execução e proveito dos crimes, chegando a forjar documentos e a introduzir uma pessoa ligada à quadrilha no ambiente da Polícia, acompanhando-a, como policial fosse, portando armas e auxiliando-a nas ações de favorecimento ao grupo criminoso.

Com base nas provas apresentadas, foram deferidos pela 1ªVara Especializada em Crimes Contra a Administração Pública da Comarca De Salvador-Bahia o pedido de prisão preventiva do apontado chefe da súcia, os pedidos de buscas e apreensões em endereços residenciais e outras propriedades dos investigados, bem como o afastamento cautelar do exercício das funções públicas da servidora, pelo período de um ano, cumulado com proibição de acesso às dependências e aos sistemas da instituição onde desempenhava suas funções e comunicação com outros agentes públicos, bem como utilização dos serviços do órgão.

A operação ainda está em andamento e já foram apreendidos armas de fogo, veículos adulterados, documentos, placas , módulos de veículos, diversos materiais para fraudar e adulterar veículos e documentos, além de aparelhos conhecidos por Jammers, utilizados para bloquear sinal de GPS, celular e rastreamento de veículos.

Vídeo: