Dep. Augusto Castro leva preocupação do setor de psiquiatria de Itabuna a secretário de saúde da Bahia


Secretário estadual de saúde, Fábio Vilas Boas e o deputado Augusto Castro.

Preocupado com o atendimento de pessoas com transtorno mental na cidade de Itabuna, o deputado estadual Augusto Castro aproveitou a reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia com o Secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, para requisitar a intervenção do estado quanto ao tema da saúde mental no município.

Desde que foi fechado o Hospital Psiquiátrico São Judas Tadeu, devido a modificações feita pelo Governo Federal na política de internação compulsória, o município não possui um local adequado para esse tipo de atendimento. Para o parlamentar os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) não tem capacidade para atender a demanda da região. “Itabuna tem um alto índice de pessoas com deficiência mental e esses cidadãos precisam ser atendidos com qualidade em suas especificidades”, disse.

 O estado da Bahia ainda tem cerca de 5 hospitais psiquiátricos em funcionamento, mas a tendência é fechar. Embora a responsabilidade da gestão desses hospitais seja do Município, o deputado acredita que ao pressionar o estado serão apresentadas alternativas consistentes para essa realidade. “Entendemos que se trata de uma complicação que perpassa a fronteira municipal, já que essas unidades atendem pacientes de toda a região, como no caso de Itabuna. Uma solução pode ser a de construir uma casa de saúde para atendimento específico de transtornos mentais ou mesmo reabrir o S. Judas Tadeu”, opinou.