O deputado federal Bebeto Galvão (PSB), um dos principais defensores do fortalecimento da região cacaueira, visitou a 7ª edição do Festival Internacional do Chocolate, que ocorre em Ilhéus, de 11 a 14 de junho. Ao lado da senadora Lídice da Mata (PSB) e de lideranças da região sul, Bebeto visitou os estandes, ouviu opiniões e conversou com produtores, empresários do ramo e a sociedade sobre a importância do fortalecimento da cadeia produtiva cacaueira para alavancar a economia baiana.
Na visita, Bebeto destacou a necessidade de reforçar o papel do Sul da Bahia como região que marque seu espaço na condição de produtora industrial de chocolate, e não apenas da amêndoa do cacau. “Antes, a única tradição da região era que aqui se plantava cacau e exportava a amêndoa para a Europa, onde fabricava o chocolate. Depois nós mesmos consumíamos esse chocolate vindo de fora. Agora a região já agrega outro valor, que é na fabricação do chocolate como produto final. Então nosso papel é lutar por políticas públicas que fortaleçam esse nosso papel de produtor e cacau e de chocolate para resgatar o fortalecimento econômico da nossa região”, declara Bebeto.
Bebeto e Lídice aproveitaram para discutir com os produtores e fabricantes sobre os projetos de lei em comum, que ambos apresentaram na Câmara e no Senado, com a proposta de estabelecer percentual mínimo de 35% de cacau puro no chocolate vendido no Brasil. Bebeto também voltou a reafirmar seu compromisso no sentido de cobrar que seja garantida a anistia da dívida da cacauicultura, dentre outros temas de integração regional.
Deixe seu comentário