Uma parceria entre o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), por meio do Horto Florestal localizado no campus do bairro Salobrinho, em Ilhéus, vai marcar o mês do Meio Ambiente com uma ação simbólica e sustentável: em junho, puérperas que receberem alta na unidade hospitalar receberão mudas de pau-brasil.
A iniciativa se repete esse ano, mas acontece na unidade desde 2023 tendo sido distribuídas até aqui quase mil mudas da árvore nativa da Mata Atlântica, espécie ameaçada de extinção, conhecida pela madeira de alta qualidade, colorida e resistente, que foi muito explorada no passado.
Sustentabilidade
A diretora-geral do HMIJS, Domilene Borges, explica que a proposta do hospital é que cada criança nascida na unidade, receba uma muda da árvore com o objetivo de ser plantada no bairro onde reside, numa área rural ou no quintal da própria casa. A campanha traz, em sua essência, a representatividade da vida e da defesa da natureza.
Borges ressaltou o apoio do reitor da UESC, professor Alessandro Fernandes de Santana para a continuidade desta campanha e a sensibilidade da equipe do Horto Florestal, sempre presente nesta iniciativa. Para a campanha do mês dedicado ao Meio Ambiente, a unidade recebeu nesta segunda-feira (26) mais 300 mudas.
Retorno positivo
“É impressionante o retorno que temos tido”, destaca Domilene. “Os pais nos enviam as fases de crescimento das árvores plantadas, com a presença dos filhos também em desenvolvimento. É uma campanha bastante positiva”, assegura. Desde o primeiro momento da iniciativa, o hospital recebeu imagens de moradores de mais de 40 municípios onde as mudas foram plantadas.
O pau-brasil chegou a entrar em processo de extinção com a exploração no início da colonização do Brasil. Ainda hoje, de forma ilegal, a madeira é exportada para a Europa, onde é valorizada na fabricação de arcos de violino. Antes disso, era usada por povos indígenas na pintura corporal. A palavra Brasil significa “vermelho como brasa”, de onde derivou o nome do país.
Referência
O Hospital Materno-Infantil tem 105 leitos de internação, sendo 10 de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e 25 de semi-intensiva; capacidade para atender urgências e emergências de toda a região; além de cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar. Está estruturado para a assistência ao parto de risco, gestação de alto risco, cuidado intensivo e intermediário neonatal e cuidado intensivo e clínico às crianças. O funcionamento é 24 horas, com acesso por demanda espontânea e referenciada, integrada aos pontos de atenção primária.
Deixe seu comentário