Prefeito defende parcerias para ampliar castrações e cuidados com animais


Valderico participou nesta quarta-feira do Podcast Super Blogs.

 

Na última semana, uma declaração da Secretária Municipal de Saúde de Ilhéus causou apreensão entre protetores de animais e organizações da sociedade civil preocupados com a situação dos animais na cidade. Durante coletiva de imprensa no dia 08 de maio, a secretária afirmou que a Unidade de Vigilância de Zoonoses não seria mais responsável pela castração e recolhimento de animais abandonados, atribuindo a mudança à Nota Técnica nº 13/2024. A fala gerou questionamentos, especialmente diante do histórico de desafios enfrentados pelo município no controle populacional de cães e gatos em situação de rua.

Apesar do impasse, novas perspectivas se abrem para a causa animal em Ilhéus. Em entrevista concedida ao Super Blogs no Bate-Papo Sobre Política, o prefeito de Ilhéus reconheceu publicamente a necessidade de modernizar e fortalecer a estrutura pública voltada ao cuidado animal. Segundo ele, “o Centro de Zoonoses precisa de uma reestruturação. É notório a necessidade que o município de Ilhéus tem e é um assunto que a gente não está correndo dele…”, afirmou o gestor.

A fala do gestor municipal abre um importante sinal de diálogo e compromisso diante do cenário de abandono e superpopulação de cães e gatos nas ruas da cidade. O prefeito também ressaltou a intenção de realizar parcerias para viabilizar campanhas de castração e atendimento veterinário, com o objetivo de reduzir o número de animais nas vias públicas e promover mais segurança e saúde para a população.

A expectativa é que ainda no ano de 2025 sejam realizadas campanhas de castração de cães e gatos. Com recursos listados na Lei Orçamentária de 2025, a previsão é que sejam empenhados cerca de R$ 400 mil para a realização de castrações em Ilhéus, o que representa um importante avanço para o controle populacional ético e para a melhoria das condições de vida dos animais e da comunidade.

Com compromisso político, planejamento e a colaboração entre poder público e sociedade civil, Ilhéus tem condições de consolidar políticas públicas permanentes, éticas e eficazes para o manejo responsável da população animal, garantindo bem-estar aos animais e mais segurança e qualidade de vida para a população.