Ministério da Saúde libera vacinação contra a gripe para população em geral


Em Ilhéus, a ampliação já foi autorizada.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe segue em todo o país. Considerando que a vacinação já ocorre há mais de um mês e que foi realizado o Dia D de mobilização nacional no último dia 10 de maio, o Ministério da Saúde passou a recomendar a disponibilização da vacina influenza também para as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários.

A medida está condicionada à situação epidemiológica local, à disponibilidade de doses e à estratégia definida pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. Em Ilhéus, a ampliação já foi autorizada.

Segundo Walkiria Cardeal, técnica de imunização da Rede de Frio de Ilhéus, “a ampliação da vacinação se fundamenta nos benefícios que a imunização oferece, inclusive para quem não pertence aos grupos prioritários, como a redução de atendimentos ambulatoriais, internações e óbitos causados pelo vírus da influenza. É importante apresentar a carteira de vacinação e um documento com foto no momento da vacinação. Como a procura pela vacina ficou abaixo do esperado, foi necessário ampliar o público-alvo para garantir uma maior cobertura vacinal e melhor proteção da população.”

A partir desta data, todas as pessoas com mais de 6 meses de idade podem ser vacinadas contra a gripe nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), enquanto durarem os estoques.

Vale lembrar que os grupos prioritários — como gestantes, puérperas, idosos com mais de 60 anos, crianças menores de seis anos e pessoas com comorbidades — seguem sendo foco da estratégia de imunização por apresentarem maior risco de complicações pela doença.

A vacinação contra a gripe passará a integrar o Calendário Nacional de Vacinação de forma permanente para crianças, gestantes e idosos, garantindo a proteção desses públicos durante todo o ano.

Por Cátia Gomes / Ascom Sesau