Faculdade de Ilhéus promove “Imersão no Tribunal do Júri” para estudantes de Direito


A Faculdade de Ilhéus realizou, no dia 6 de maio, a atividade extensionista “Imersão no Tribunal do Júri”, com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre os desafios e responsabilidades dos operadores do Direito nesse ambiente. O evento, que prepara os alunos para um júri simulado previsto para o segundo semestre, contou com minicursos e palestras ministradas por especialistas da área jurídica.

Minicursos abordam técnicas argumentativas e investigação criminal

O primeiro minicurso, “Construção de Teses Argumentativas”, foi ministrado pelo corregedor-geral de Ilhéus, Paulo Landi, bacharel em Direito pela Faculdade de Ilhéus e pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal. Já o segundo, “Inquérito Policial no Tribunal do Júri”, foi conduzido pelo delegado Helder Carvalhal, titular do Núcleo de Homicídios de Ilhéus, graduado pela Uesc e especialista em Ciências Criminais. Ele destacou a importância da coleta adequada de provas para a decisão dos jurados.

Ciclo de palestras discute atuação no júri e ética jurídica

À noite, no auditório Professora Adélia Maria Carvalho de Melo, três palestras mediadas pela professora Thiara Gonçalves debateram diferentes perspectivas do tribunal do júri:
    • O promotor Rafael Lima Pithon abordou o papel do Ministério Público e os impactos da insegurança jurídica.
    • O advogado criminalista Silvio Ricardo Bute, presidente da Comissão de Direito Criminal da OAB/Itabuna, falou sobre a importância da defesa no equilíbrio do sistema.
    • O juiz Helvécio Giudice de Argollo, doutor em Direito e professor da Uesc, discutiu a busca pela verdade real e os desafios éticos na retórica jurídica, com base em sua experiência como advogado, promotor e magistrado.

Evento reforça formação prática e crítica

Segundo Joilson Vasconcelos, coordenador do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, a iniciativa busca “enriquecer a formação dos alunos, preparando-os para o júri simulado e incentivando uma reflexão crítica sobre o Direito na sociedade”. A atividade reforça o compromisso da instituição com uma formação jurídica alinhada às demandas práticas da profissão.