HRCC promove capacitação médica em diagnóstico de morte encefálica e fortalece conhecimento sobre doação de órgãos


O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, em Ilhéus, promoveu no último sábado (07), o Curso de Capacitação Médica em Diagnóstico de Morte Encefálica. O evento ocorreu no auditório da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e teve como público-alvo profissionais médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da terapia intensiva.

A programação incluiu diversos tópicos cruciais para o diagnóstico e manejo da morte encefálica e doação de órgãos. A agenda das apresentações abordou pré-teste, apresentação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT-HRCC), com a presença de representantes da gestão da unidade.

Na sequência, palestras foram realizadas com os temas:

– “Situação Atual do Transplante na Unidade e na Bahia”* , ministrada pelo médico Eraldo Salustiano, coordenador do Transplante na Bahia;

– “Acolhimento: O Suporte para Comunicação de Más Notícias”*, orientado pela psicóloga Edmara Pérola;

– “Aspectos Éticos e Legais da Morte Encefálica” e “Metodologia Teórica e Prática para a Determinação da Morte Encefálica conforme Art. 3º da Resolução CFM 173/2017″*, apresentado pelo médico neurologista Camillo Vieira;

“Manutenção do Potencial Doador de Órgãos”, com explicações do médico Victor Lisboa.

De acordo com Julio Musse, diretor-geral do HRCC, a iniciativa reforça o compromisso do hospital com a educação continuada e aprimoramento das práticas assistenciais, especialmente em um tema tão sensível e vital como o diagnóstico de morte encefálica, que é fundamental para o processo de doação de órgãos e transplantes. “Mais uma vez, demonstramos que é possível valorizar o ensino e pesquisa aplicados às nossas práticas”, destacou.

Jornada de fortalecimento do conhecimento e resultado obtido

A enfermeira Naama Ramos e Silva, integrante do CIHDOTT do HRCC, participou do “IV Curso Técnico-Prático de Eletroencefalograma”, em Curitiba, ocorrido em 30 e 31 de maio. Também participou do “Curso de Formação e Atualização em Busca Ativa, Avaliação, Entrevista e Enucleação do Globo Ocular Humano”, no dia 05 de junho, e do “11º Encontro de OPOs e CIHDOTTs da Bahia”, na última sexta-feira (06), ambos eventos realizados em Salvador.

O HRCC já realizou em 2025 a captação de 6 múltiplos órgãos e 30 córneas, alcançando uma marca recorde da unidade antes do término do primeiro semestre do ano.