Bahia tem mais de 254 mil títulos eleitorais cancelados


Na Bahia, 254.831 títulos eleitorais foram cancelados pela Justiça Eleitoral por falta de votação em três eleições consecutivas, sem justificativa ou pagamento das multas devidas. Em Salvador, onde está o maior colégio eleitoral do estado, o número de cancelamentos chegou a 58.945 documentos. Esses dados estão disponíveis no Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os eleitores e candidatos com pendências tiveram um prazo de 60 dias, a partir de 20 de março de 2025, para regularizar sua situação e evitar o cancelamento automático. A medida foi aplicada entre 30 de maio e 2 de junho de 2025, conforme as regras da Resolução TSE nº 23.737/2024 e do Provimento da Corregedoria-Geral Eleitoral nº 1/2025.

Para consultar a situação eleitoral, os cidadãos podem usar o aplicativo e-Título, o site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), o telefone ou WhatsApp (71) 3373-7000, ou comparecer pessoalmente às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral.

A regularização do título cancelado pode ser feita de forma online, pelo Autoatendimento do Eleitor, na opção “Regularizar título eleitoral cancelado”, ou presencialmente, nos cartórios eleitorais e postos de atendimento. Os horários e locais de atendimento na capital e no interior estão disponíveis no site do TRE-BA. Quem teve o título cancelado deve regularizar a situação para garantir o direito de votar nas próximas eleições.