Na Bahia, 254.831 títulos eleitorais foram cancelados pela Justiça Eleitoral por falta de votação em três eleições consecutivas, sem justificativa ou pagamento das multas devidas. Em Salvador, onde está o maior colégio eleitoral do estado, o número de cancelamentos chegou a 58.945 documentos. Esses dados estão disponíveis no Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os eleitores e candidatos com pendências tiveram um prazo de 60 dias, a partir de 20 de março de 2025, para regularizar sua situação e evitar o cancelamento automático. A medida foi aplicada entre 30 de maio e 2 de junho de 2025, conforme as regras da Resolução TSE nº 23.737/2024 e do Provimento da Corregedoria-Geral Eleitoral nº 1/2025.
Para consultar a situação eleitoral, os cidadãos podem usar o aplicativo e-Título, o site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), o telefone ou WhatsApp (71) 3373-7000, ou comparecer pessoalmente às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral.
A regularização do título cancelado pode ser feita de forma online, pelo Autoatendimento do Eleitor, na opção “Regularizar título eleitoral cancelado”, ou presencialmente, nos cartórios eleitorais e postos de atendimento. Os horários e locais de atendimento na capital e no interior estão disponíveis no site do TRE-BA. Quem teve o título cancelado deve regularizar a situação para garantir o direito de votar nas próximas eleições.
Deixe seu comentário