O choro de Ednei e Enilda


No registro, Ednei em destaque e a vereadora Enilda ao fundo, de roxo. Foto Lucas Vitorino.

Na noite de sexta-feira (2), um dos momentos emocionantes da convenção partidária que confirmou a candidatura de Adélia Pinheiro a prefeita de Ilhéus foi quando a própria candidata, em seu discurso ao grande público presente, citou a professora Carmelita Ângela, falecida no ano passado, como pioneira na luta por uma mulher ocupar este espaço de poder no município.

As palavras de Adélia levaram às lagrimas Ednei Mendonça (presidente do diretório municipal do PT e viúvo de Carmelita) e Enilda Mendonça (vereadora e ex-cunhada de Carmelita), que estavam no palco.

“Carmé” era professora aposentada. Filiada ao PT, foi vereadora por dois mandatos (2004/2008 – 2008/2012) e candidata a prefeita de Ilhéus nas eleições de 2012 e 2016, chegando a obter 29.805 votos. Carmelita faleceu em 2023, após sofrer um AVC.

Seguindo a luta de Carmé (também continuada por Enilda), Ednei é visto como o principal incentivador do lançamento do nome de Adélia Pinheiro nesse processo eleitoral, quando encarou, inicialmente, críticas internas.