Líderes na disputa eleitoral pelo governo da Bahia recebem propostas de ações para o Litoral Sul do estado


A poucos dias das eleições, os candidatos que lideram a corrida pelo governo do estado Bahia, ACM Neto (União Brasil) e Jerônimo (PT), tiveram acesso ao documento “Educação, Cacau e Turismo: Propostas de ação com o Governo do Estado (2023-2026)”, lançado pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia durante evento no dia 11 de agosto em Ilhéus.

Nesta semana, Mariana Sales e Ricardo Gomes, respectivamente Secretária Executiva e Presidente da organização, estiveram em Salvador com Luiz Caetano (PT), ex-prefeito da cidade de Camaçari e atual coordenador geral de campanha do candidato Jerônimo Rodrigues. Na semana anterior, quando ACM Neto esteve em Ilhéus, o próprio candidato recebeu o documento das mãos de Ricardo Gomes. “Ambos reconheceram o papel estratégico da ADR e a oportunidade de colaboração com o Governo. Os candidatos deixaram as portas abertas para trabalharmos juntos em prol do desenvolvimento da nossa região”, destaca Ricardo, que além de presidir a Agência, é gerente do Programa de Desenvolvimento Territorial Sul da Bahia, do Instituto Arapyaú.

O documento, resultado de discussões e oficinas realizadas com diversos atores do território do Litoral Sul, sintetiza demandas e propostas nos três setores – Educação, Cacau e Turismo – e tem a intenção de sensibilizar os atuais candidatos e de influenciar as ações do próximo governador da Bahia. O conteúdo está inteiramente disponível para download aqui.

ADR. A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia é uma organização sem fins lucrativos, facilitadora local com a capacidade de articular, planejar e implementar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável do território. A atuação prioritária da Agência se dá pela articulação e mobilização de atores sociais, iniciativas e investimentos estruturantes pela e para a região. Em educação, por exemplo, a organização atua tanto na melhoria da qualidade do ensino regional, quanto na promoção de formações e pesquisas – questões fundamentais para qualquer desenvolvimento sustentável de longo prazo. Na economia, a ADR Sul da Bahia atua para estimular iniciativas que promovam desenvolvimento sustentável a partir das vocações e potenciais regionais, valorizando os ativos ambientais e naturais.

Para se tornar realidade, a ADR Sul da Bahia foi impulsionada por um conselho estratégico, responsável por aportar capital político, intelectual e financeiro à organização. Esse conselho é constituído pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul), Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (AMURC), Sebrae, institutos Arapyaú e Humanize, além do Movimento Sul da Bahia Global, que representa a sociedade civil.