Prefeitura de Ilhéus realiza mutirão social para atender pessoas em situação de rua


Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado na próxima sexta-feira (19), a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS) realizou na última quarta-feira (17) o Mutirão Social para as pessoas em situação de rua.

A ação aconteceu na Avenida Dois de Julho, com oferta de diversos serviços, incluindo Cadastro Único (CadÚnico), Auxílio Brasil, emissão de documentos, atendimento médico, vacinação, teste de Covid-19 e tuberculose, distribuição de kits de higiene pessoal, bucal e corte de cabelo, além de atendimento da Defensoria Pública, música, recreação, café da manhã e almoço.

“Organizamos o mutirão com o objetivo de sensibilizar a sociedade, a fim de que a comunidade tenha um olhar especial para pessoas em situação de rua e elas se sintam acolhidas por nós. Trabalhamos a autoestima, a superação através da frase: ‘Acredite, você pode chegar onde quiser’”, ressaltou Débora Palafoz, gestora na Média Complexidade.

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua – No dia 19 de agosto de 2004 sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, capital paulista. A data é celebrada em memória ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”. O psicólogo Gustavo Pestana, coordenador do serviço de Abordagem Social, destacou a importância do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

“Através dos serviços tentamos resgatar as pessoas em situação de rua, atendemos de segunda a sexta e oferecendo diversos serviços sociais e de saúde”, finaliza.

O Centro Pop representa espaço de referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito, proporcionando vivências para o alcance da autonomia e estimulando a organização, mobilização e a participação social.

O mutirão social contou com apoio da Secretaria de Saúde, Sutram, Guarda Municipal, Aeroshake, Agência Humanitária Adra da Igreja Adventista, ONG Bela Vista, Lions Club Centro, Universidade Estadual de Santa Cruz – GT Pop Rua, Laboratório de Saúde da Mulher, Corpo de Bombeiros, Banho Solidário, Sandro e a Rapaziada do Vilela, Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Iguape, Projeto Soul do Bem, Cozinha Solidária, Defensoria Pública, Igreja Batista Lindinópolis, Val Cabeleireiro e Irmão Felicidade.