Prefeito Augusto Castro assina ordem de serviço para a construção da primeira escola sustentável do Sul da Bahia


“Quero agradecer a querida amiga, engenheira Amanda Alves que fez o melhor projeto de escola sustentável da Bahia. Essa escola será padrão, porque em todos os seus detalhes do piso à estrutura e redes hidráulica e de energia serão inteiramente sustentáveis”. A gratidão foi manifestada na tarde desta quinta-feira, dia 18, pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro, assinar a ordem de serviço para as obras de reforma e ampliação da Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.

O prefeito disse que a unidade será ampliada, além da reforma em toda sua estrutura com projeto inovador e arrojado. “O Califórnia sabe das necessidades da Educação na cidade. Por isso, vamos construir uma escola moderna e sustentável. Vamos dar ordem de serviço para a requalificação da Escola Flávio Simões aqui no bairro e temos projeto arrojado para uma escola no Bairro do Zizo, com 70 salas de aula”, disse Augusto, que fez uma homenagem às duas pessoas que num incidente na unidade escolar, perderam suas vidas.

Emocionada, a diretora do Grupo Escolar Castelo Branco, professora Valdeir Almeida Santos, lembrou o sofrimento depois do incidente de parte do muro que desabou em outubro do ano passado causando a morte de Guilherme Aurélio Leone, 12 anos e do pai dele, o pedreiro Fábio Guedes dos Santos, de 45 anos, que voltam da feira livre. “Quero agradecer a todos que estiveram conosco nesta luta. Era jejum e oração toda a manhã. Só Deus que nos sustenta. Por isso, agradeço a Ele, ao prefeito Augusto Castro e ao secretário Josué Brandão”, agradeceu.

Durante a solenidade na travessa Santa Rita, no Califórnia, a engenheira Amanda Alves disse que a unidade escolar sustentável fará uso de energia solar e o reaproveitamento da água das chuvas para bacias sanitárias e torneiras de jardins. “Me deram asas para voar. O prefeito Augusto Castro, o secretário da Educação Josué Brandão Júnior, e seus assessores aprovaram o projeto. Sou muito feliz em poder participar disso”, afirmou.

Na unidade escolar também será implantada horta escolar, paisagismo, gramado sintético na área de recreação, telhado adaptado para evitar o calor no interior das salas de aula e demais dependências e instalação de placas fotovoltaicas para fornecimento de energia elétrica aos 11 aparelhos de ar-condicionado, freezers e chuveiros elétricos. A unidade terá ainda revestimento cerâmico nos pisos e paredes.

O secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior, informou que seguindo a determinação do prefeito Augusto Castro serão investidos recursos do Fundo Municipal da Educação na recuperação e ampliação da unidade para atender às necessidades de crianças e adolescentes do Califórnia e de bairros do seu entorno. “Estamos muito felizes, inclusive, porque o projeto da engenheira Amanda Alves prevê a sustentabilidade. Essa escola que pertencia à rede estadual foi municipalizada”, declarou.

O titular da SEDUC destaca que a Escola Castelo Branco ganhará reservatório de água para mínimo de 10 mil litros, sendo 5 mil de água potável e 5 mil para captação de água de chuva. “Estamos inovando com esta construção moderna, confortável e segura para alunos, professores e funcionários da unidade. Enquanto as obras forem executadas as aulas continuarão nas dependências da Igreja Adventista do Califórnia, espaço alugado pela Prefeitura para que as aulas presenciais fossem retomadas”, finalizou.

A solenidade foi prestigiada pelos diretores do Departamento de Infraestrutura da Secretaria Municipal da Educação, Eugênio Brandão e Francisco Carlos dos Santos, da Educação Básica, Elioenai Farias, pelo presidente da Câmara Municipal, Erasmo Ávila, e pelos vereadores Kaiá da Saúde e Nem Bahia.