Ilhéus recebe visita do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação


Na última quarta-feira (17), o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Paulo Alvim, visitou Ilhéus e acompanhou de perto os avanços no desenvolvimento científico e tecnológico da cidade. Durante todo o dia, o titular do MCTI verificou in loco os esforços do ecossistema local de inovação.

No período da manhã, a comitiva esteve na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), onde foi recebida pelo reitor, Alessandro Fernandes, pelo gerente de Inovação da Prefeitura de Ilhéus, Lucas Mota, pelo diretor Executivo do CEPEDI, José Alfredo, pelo presidente do SINEC, Silvio Comin, pelo superintendente de Inovação da SECTI-BA, Agnaldo Freire, e pelo professor Gesil Sampaio, presidente Nacional do FORTEC.

Na ocasião, os presentes atualizaram o ministro sobre a política pública de CT&I local, o crescimento da cidade, a importância no cenário baiano e as diversas obras do complexo logístico que tornam Ilhéus uma cidade competitiva para atrair novos investimentos.

Em seguida, foi realizada uma cerimônia de anúncio da Rede de Fibra Óptica (GigaSul), que está sendo implementada pelo MCTI interligando as cidades de Ilhéus, Itabuna e as instituições de ciência e tecnologia. O professor Gesil Sampaio, que é também o coordenador do projeto, destacou a importância da rede que irá conferir conectividade de primeiro mundo para as instituições, bem como a criação de soluções tecnológicas para o progresso de toda a região.

Para Lucas Mota, “Ilhéus possui hoje os alicerces para se tornar uma cidade do futuro, mais conectada, com serviços inteligentes que atendem a nossa população. A GigaSul é um grande investimento que vai nos permitir avançar para sermos um celeiro de inovação, referência não só no estado da Bahia, mas em todo o Nordeste”, ressaltou.

Após a cerimônia, o ministro visitou as instalações do Centro de Inovação do Cacau (CIC) e inaugurou um coworking do Parque Científico Tecnológico do Sul da Bahia, ambos dentro da UESC. A comitiva ministerial visitou ainda o Polo de Informática, nas fábricas da Daten Computadores e Positivo Tecnologia.

Paulo Alvim relembrou que a cidade de Ilhéus é responsável por grande parte da produção de computadores do país e recentemente produz também smartphones.

“Somente em uma das fábricas são produzidos mil celulares e dois mil computadores por dia. É um potencial incrível. Aqui nós tivemos a oportunidade de ter reuniões com o setor empresarial para garantir o apoio ao setor. É importante que as pessoas saibam o que é feito aqui”, destacou.

O ministro também visitou as instalações do CEPEDI, importante equipamento que tem se destacado nacionalmente como desenvolvedor de tecnologia de última geração. Encerrando sua visita, o titular do MCTI concedeu ao município de Ilhéus o certificado pela adesão ao programa Cidade Olímpica da Ciência.

A iniciativa tem como objetivo incentivar estudantes a participarem de olimpíadas de conhecimento nas áreas das ciências exatas. A cerimônia aconteceu no auditório da Faculdade de Ilhéus e integrou a programação do 1º aniversário do grupo de estudantes de astronomia do Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão.

Os alunos receberam um certificado pela participação no programa Caça Asteroides MCTI e LCO imagens do céu profundo.

“Fecharmos o dia com essa entrega de reconhecimento para crianças que participam do programa de “Caça Asteroides” só mostra que o amanhã é uma garantia para quem vive em Ilhéus. Essas crianças são o futuro da Bahia e do Brasil e fazem um trabalho que só dá orgulho. Para mim foi muito importante estar aqui hoje. Um país melhor, mais inclusivo e sustentável, e isso Ilhéus já está praticando”, acrescentou Alvim.