Faculdade de Ilhéus firma convênio com o IFBaiano, de Uruçuca


A Faculdade de Ilhéus firmou parceria institucional com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), campus Uruçuca, com o objetivo oferecer serviços essenciais nas áreas dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Odontologia, em nível de extensão. O convênio possibilitará a ampliação dos serviços de saúde junto aos alunos da Instituição.

No momento da assinatura do acordo de cooperação técnica, ocorrido na Faculdade de Ilhéus, estiveram presentes o diretor-geral Almir Milanesi, a diretora acadêmica, Sandra Milanesi, o assessor acadêmico, Paulo Castro, o coordenador do curso de Psicologia, professor Lahiri Argolo, e a coordenadora do curso de Pós-Graduação em Gestão de Negócios em Cacau e Chocolate, Ana Prudência Magnavita.

Pelo IF Baiano, participaram da solenidade a diretora administrativa e diretora-geral substituta, Risia Kaliane Santana de Souza, o diretor acadêmico, João Victor da Silva Santos, e o coordenador de Assistência Estudantil, João Marcos Nascimento dos Santos. Todos externaram a alegria em estar na Faculdade de Ilhéus para firmar o acordo de cooperação técnica.

O coordenador de Assistência Estudantil, João Marcos, afirmou que “o período pós-pandemia exigiu um tratamento diferenciado da nossa parte em relação aos alunos, e de pronto, a gente identificou que o nosso pessoal, os nossos servidores não dariam conta da vazão necessária. Fomos informados que vocês prestam esse serviço com excelência. Graças a deus está dando tudo certo. É um grande prazer!!!”

O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, Campus de Uruçuca, oferta cursos em diferentes níveis (médio, graduação, pós-graduação), além de possuir uma estrutura de alojamentos que consegue atender até 300 alunos.

Na oportunidade, o diretor Almir Milanesi manifestou satisfação ao estabelecer o convênio de cooperação técnica junto ao instituto federal, como forma de ampliar as ações de caráter social junto à comunidade, através de ações extensionistas. “É uma parceria que todos ganham. No meu entendimento, vocês ganham e nós ganhamos, porque nossos alunos saem daqui, vão lá, e prestam o serviço. Na verdade, eles estão prestando serviço, mas monitorados pelos professores, e isso vai somando com o aprendizado para que ele possa entrar no mercado de trabalho. Isso é de extrema importância para nós.”

Milanesi prosseguiu “quem mais ganha são os nossos alunos, e é o que desejamos. Por isso, falo que todos nós ganhamos. É uma troca de informações, troca de conhecimento.” E concluiu dizendo que estudou no Ifes- Instituto Federal do Espírito Santo, quando era escola técnica, “foi uma escola que me ensinou muito”.

Por outro lado, o convênio assinado pelo diretor-geral do IF Baiano – Uruçuca, Josué de Souza Oliveira, amplia as ações junto à Faculdade de Ilhéus, no sentido de oferecer cursos de curta duração no formato Formação Inicial Continuada-FIC nas áreas de conhecimento disponíveis no campus, como Engenharia de Alimentos, Agrimensura, Informática, Agropecuária, entre outros. Os cursos são ministrados por profissionais qualificados e envolvem equipamentos de última geração, como o Centro de Tecnologia de Alimentos, laboratórios de informática, drone, teodolito e outros.