Éden sobre nova pesquisa: “População reconhece que a Bahia dará novos saltos com Lula presidente e Jerônimo governador”


Presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares.

O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, comentou a pesquisa AtlasIntel/ A Tarde, de registro BA-04586/2022 no TRE, divulgada nesta sexta-feira, 05, que aponta crescimento de Jerônimo Rodrigues, candidato do PT ao Governo do Estado, chegando a empate técnico com o ex-prefeito de Salvador, com 38,8% e 37,8% das intenções de voto, respectivamente. Em relação ao último levantamento do Instituto, em 17 de julho, Jerônimo foi o que mais cresceu, com 5,2 pontos percentuais a mais, enquanto Neto diminuiu 0,9.

Para Éden, o levantamento reflete a realidade do impacto da eleição nacional nos pleitos estaduais. Isso porque, de acordo com as aferições da AtlasIntel, dos eleitores que darão seu voto a Lula na Bahia, 57,9% apontaram Jerônimo como seu candidato. “A população baiana sabe que o retrocesso no Brasil, com a volta do fome, do crescimento do desemprego, da alta do preço dos alimentos, é de inteira responsabilidade de Jair Bolsonaro e que a eleição de Lula representa a esperança da reconstrução do país. E a população reconhece que a Bahia dará novos saltos com Lula presidente e Jerônimo governador”.

Para o presidente do PT estadual, os baianos saberão diferenciar os dois projetos opostos para a Bahia. “Um é de inclusão, emprego, desenvolvimento, representado por Lula, Jerônimo, Rui Costa, Jaques Wagner e Otto Alencar, e o outro, da fome, do atraso, do desemprego, que é o projeto de Bolsonaro e de seus apoiadores, como João Roma e ACM Neto. O ex-prefeito, no entanto, prefere esconder que dá sustentação ao Governo Bolsonaro ou prefere dizer não se importar com quem vença as eleições para presidente. Então é tanto faz? Tanto faz se é fome ou comida no prato, tanto faz se é geração de emprego ou milhões de pessoas sem ocupação em busca de uma oportunidade de trabalho?”, questionou.

Éden reafirmou ainda que à medida que o candidato do PT se tornar mais conhecido, a tendência é de crescimento nas pesquisas e de vitória nas urnas. De acordo com o levantamento divulgado hoje, a maior parte dos entrevistados, 55%, ainda não escolheu seu candidato a governador, o que possibilita ainda mais o crescimento do petista. “Jerônimo tem rodado a Bahia e sido recebido de braços abertos pelo povo, que se reconhece nele, um baiano comum, que teve uma infância pobre no interior e conseguiu, com seu esforço, estudar, ser professor de universidade pública, secretário de estado e agora, candidato a governador. Com o início da propaganda eleitoral, todos os baianos terão a oportunidade de conhecer essa figura humana, esse gestor competente e comprometido com o nosso povo e nosso estado”, afirmou.