Prefeito de Itabuna recebe comitiva de banco para falar sobre infraestrutura


A reconstrução da infraestrutura da cidade foi tema de um encontro na manhã de hoje, dia 3, entre o prefeito de Itabuna, Augusto Castro ( PSD), e secretários com uma comitiva do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA), que tem o foco no aporte financeiro para municípios de pequeno e médio porte do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.

O grupo de executivos, liderados pelo doutor Oscar Carvallal, veio de Brasília para participar de um encontro técnico e conhecer de perto o Projeto de Reestruturação Urbana de Itabuna que visa requalificar avenidas, ruas e a orla do Rio Cachoeira, além de áreas ambientalmente degradadas. A primeira missão técnica e identidade do município durou dois dias, sendo recebida em audiência.

O prefeito Augusto Castro fez uma apresentação das demandas da cidade, principalmente depois das consequências das chuvas e das enchentes que atingiram a cidade no final de dezembro e da escassez de recursos. “Existe uma demanda reprimida também nessa área que necessita de planejamento para ser resolvido. Mas, com a presença do banco e do Governo federal vamos conseguir levar infraestrutura para os bairros”, disse.

A secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, falou da Lei da Autorizativa já aprovada pela Câmara de Vereadores e da Carta Consulta que tramita junto ao Governo Federal para que avalie o financiamento externo. “O banco é uma opção de financiamento. O grupo veio conhecer nosso projeto, que é de reorganização da cidade, com bairros requalificados, uma nova ponte e uma nova passarela” , explicou.

Se a parceria for firmada, o aporte financeiro para Itabuna deve girar em torno de US$ 30 milhões para a elaboração dos projetos de obras e projeto executivo, acrescentou a titular da Secretaria de Planejamento que acompanhou a visita dos executivos do FONPLATA com os secretários de Governo, Fernanda Ludgero, e de Fazenda e Orçamento, Davi Dultra.

O diretor do FONPLATA no Brasil, Oscar Carvalho, afirmou que o pleito apresentado pelo de Itabuna já está sob análise da instituição. “ Aceitamos o convite do prefeito para ver o que o município quer implementar e esperamos que a solicitação tenha um curso favorável” , declarou.