Obra das casas que beneficiarão moradores de Taboquinhas afetados pela chuva está a todo vapor


Com o investimento de R$ 3 milhões (três milhões de reais), do Governo do Estado, através de um convênio da CONDER – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia com a Prefeitura de Itacaré, a obra para construção de 24 residências no distrito de Taboquinhas e 25 em Itacaré, que está em pleno vapor. As 24 casas atenderá aos moradores da Rua Beira Rio, atingidos pelas fortes chuvas e enchentes que afetaram o município em dezembro de 2021, sendo decretado a época pela gestão, estado de emergência e calamidade pública.

Em dezembro de 2021, assim como em todo sul e extremo sul da Bahia, as famílias da Rua Beira Rio de Taboquinhas viveram um verdadeiro drama, vendo as águas chegarem ao nível superior aos de suas casas, danificando e até mesmo destruindo por completo os seus lares.

Pensando no bem estar social das famílias da beira rio, a Prefeitura de Itacaré, com orientação do Prefeito Antônio de Anízio, direcionou todos os serviços da gestão para os locais atingidos desde a primeira hora, realizando a evacuação do local, abrigando famílias em escolas e prédios públicos, realizando atendimentos sociais, garantindo o acesso aos serviços de saúde, a alimentação, a integridade física e claro, o monitorando e busca de alternativas através dos órgãos competentes.

Após a enchente, o município recebeu a visita técnica da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, que condenaram todas as casas que estavam às margens do Rio de Contas. O Prefeito Antônio de Anízio mobilizou a administração municipal, iniciou a demolição das construções afetadas e buscou o Governo do Estado que de pronto atendeu a demanda de novos lares para as vítimas. De igual modo, a gestão elaborou um projeto de contenção, através da construção de um Cais com recursos próprios no local, que também já está em execução.