Sesab confirma primeiro registro de varíola dos macacos em Ilhéus


Paciente está em isolamento no Hospital Regional Costa do Cacau.

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, no início da tarde desta terça-feira (26), o primeiro caso de varíola dos macacos no interior. Ao todo, o estado possui cinco casos da doença. O mais novo paciente é um homem que mora em Ilhéus, na região sul, e tem histórico de viagem para a Europa.

O paciente  está em isolamento no Hospital Regional Costa do Cacau.

Outros 31 casos suspeitos estão sob investigação, conforme a secretaria. São notificações dos municípios de Barra (01), Ibicaraí (02), Laje (01), Mutuípe (03), Porto Seguro (01), Salvador (15), Santa Cruz Cabrália (01), Santo Antônio de Jesus (03), São Miguel das Matas (01) e Vitória da Conquista (03).

O primeiro registro da doença na Bahia foi no dia 13 de junho, o segundo em 14 de junho e o terceiro na quarta-feira (20). Em todos os casos, as medidas sanitárias de monitoramento dos contactantes próximos, bem como isolamento, são adotadas pelos órgãos de saúde.

Na segunda-feira (25), as secretarias Estadual de Saúde da Bahia e a Municipal de Salvador (SMS) confirmaram mais dois casos confirmados da “Monkeypox” na capital baiana. Ambos os pacientes são do sexo masculino, têm 29 e 34 anos, e tiveram o início dos sintomas em 4 de julho. Nenhum deles precisou ser internado e os dois seguem em tratamento domiciliar, com boa evolução.

Matéria atualizada ⬇️

Após revisão de laudos, caso de varíola dos macacos em Ilhéus é descartado