Veleiro naufraga após colisão no sul da Bahia


Um veleiro naufragou a 21 milhas náuticas da costa, entre as cidades de Ilhéus e Una, no sul da Bahia, após colidir com um corpo desconhecido em alto mar, na manhã de segunda-feira (18).

Segundo a Marinha da Brasil, o Veleiro “Adventus” vinha realizando trânsito entre as cidades de Parati-RJ e Recife-PE. Quando navegava no trecho entre Comuruxatiba e Ilhéus, por volta das 8h30, colidiu com um objeto não identificado. O choque ocorreu na quilha, no casco da embarcação, abaixo da linha d´água.

Em decorrência, mesmo com os esforços da tripulação em evitar a entrada de água, o veleiro afundou. A embarcação estava tripulada por três velejadores que, quando perceberam a impossibilidade de evitar o naufrágio, pediram socorro por intermédio do rádio e abandonaram a embarcação por meio de um pequeno bote existente na popa do Veleiro.

Ao tomar conhecimento do pedido de socorro, uma embarcação da marinha foi ao local, conseguindo fazer o resgate dos três tripulantes, conduzindo-os para o Terminal Pesqueiro de Ilhéus, chegando por volta das 12:00 h. Os três tripulantes compareceram na Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus (DelIlhéus), apresentando bom estado de saúde.

O comandante do veleiro, Roberto Soares, confirmou o naufrágio e comentou que agora só pensa em recuperar sua casa. “O veleiro é a nossa casa, nós morávamos nele, vivemos dele. Eu moro no barco há seis anos, eu reformei esse barco inteiro, preparei o barco pra subir o nordeste pra fazer o meu sonho e agora o meu sonho está lá debaixo d’água”, desabafou.

Ele contou ainda que amigos e conhecidos estão se mobilizando para recuperar a embarcação do fundo do mar e para levantar recursos para um novo veleiro. “A gente está com pessoas aí querendo ajudar e pessoas pra ir lá resgatar ele do fundo. A turma fala em cem mil (reais) como se estivessem falando em cinquenta reais e a gente não tem grana para isso”, acrescentou.

A Marinha informou ainda que será instaurado um Inquérito para apurar os fatos e causas do acidente.

A informação é do Jornal Correio da Bahia.