Vídeo mostra momento dos tiros em festa que culminou nas mortes de guarda municipal petista e do agressor


Um vídeo captado pela câmera de monitoramento do local da festa de aniversário — temática do PT — do guarda municipal Marcelo Arruda, em Foz do Iguaçu (PR), mostra o momento em que ele se defendeu do ataque a tiros de José da Rocha Guaranho na noite deste sábado. Ambos morreram.

Marcelo Arruda, ex-candidato a vice-prefeito na chapa do PT de 2020 , foi alvo de um simpatizante de Jair Bolsonaro, conforme testemunhas.

Outras imagens mostram a decoração da festa, na sede da Associação Esportiva Saúde Física Itaipu, com fotos de Lula e do PT. Arruda, que era o tesoureiro do partido no município, comemorava seus 50 anos. Ele deixa quatro filhos, sendo uma bebê de um mês.

Segundo os relatos divulgados pelo partido, um policial penal chamado José da Rocha Guaranho teria feito ameaças aos presentes, com gritos em defesa de Bolsonaro, mesmo com sua esposa ao lado pedindo para que ele parasse.

‘Aqui é Bolsonaro’

Procurada, a Polícia Civil do Paraná confirmou as mortes, após “uma discussão em uma festa de aniversário”. A Delegacia de Homicídios está apurando o caso, diz a polícia, “para maiores esclarecimentos da motivação do crime.”

O GLOBO teve acesso ao Boletim de Ocorrência registrado na 6ª Subdivisão Policial de Foz de Iguaçu. No texto, os policiais narram que chegaram ao local e encontraram as duas vítimas já caídas no chão. As testemunhas, todas presentes à festa de aniversário, contaram aos agentes que Jorge José da Rocha Guaranho chegou ao local em seu carro, onde também estavam sua esposa e sua filha, uma criança de colo. Ao descer do veículo com arma em mãos, ele gritou “Aqui é Bolsonaro” na direção das pessoas.

Cerca de 20 minutos depois, Guaranho retornou, dessa vez sozinho, e ainda armado. Neste momento, tanto Marcelo Arruda quanto a sua esposa se identificaram mostrando seus distintivos, de guarda municipal e policial civil, respectivamente, além de suas próprias armas funcionais. Ainda assim, Guaranho disparou dois tiros em Marcelo, que revidou com disparos. Os dois foram encaminhados para o hospital, mas não resistiram. O BO também informa que os responsáveis pela sede do evento se comprometeram a disponibilizar as imagens das câmeras de monitoramento.

Matéria atualizada.

A Polícia Civil do Paraná voltou atrás e retificou a informação sobre a morte do agente penitenciário Jorge José da Rocha Guaranho, que invadiu a festa de aniversário e matou o guarda municipal Marcelo Arruda, 50, na madrugada deste domingo (10). Em novo informe, a corporação disse que Guaranho não morreu e segue internado.

Vídeo:

Informações do O Globo