Ilhéus 488 anos: inaugurações, autorização de obras e homenagens marcam aniversário da cidade


As celebrações do aniversário de 488 anos de Ilhéus começaram cedo nesta terça-feira (28). Após alvorada festiva, a solenidade tradicional de hasteamento das bandeiras, com a participação da Banda da Polícia Militar e as presenças do prefeito Mário Alexandre, do vice-prefeito Bebeto, da primeira-dama Soane Galvão, autoridades políticas, civis e militares. Em seguida, missa solene celebrada na Catedral de São Sebastião.

Como parte dos atos comemorativos, o prefeito realizou a entrega do Ginásio de Esportes Herval Soledade, totalmente requalificado com recursos próprios, na ordem de aproximadamente R$ 750 mil. Conforme o gestor, a casa do esporte ilheense ganhou uma nova roupagem para atender a toda comunidade.

“O Ginásio não é apenas um local de lazer para os nossos jovens e as nossas crianças, mas um ambiente que incentiva a atividade física. Por isso a gente trabalha para promover melhorias, com estrutura moderna e preservação dos espaços públicos da nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

Mais obras – Na ocasião, Mário Alexandre assinou ordens de serviço para continuidade do fechamento do Canal do Malhado e pavimentação asfáltica e drenagem pluvial na Rua Santarém; Avenida Candeias 1 e 2; Avenida Canavieiras; Rua Água Preta; Rua Aliança; Rua São Francisco e entorno do Hospital Materno-Infantil, mediante convênio com o Governo da Bahia.

O chefe do Executivo também autorizou o início da requalificação da quadra da Litorânea Norte e pavimentação da Vila Freitas, executadas com recursos próprios. O pacote contempla obras de contenção de encostas no Alto do Socorro, fruto de emendas do então deputado federal Bebeto, e pavimentação em paralelo e drenagem pluvial nas ruas Bela Vista, Guanabara e Amélia Pacheco.

Dando continuidade à agenda de entregas, a comitiva seguiu para o Alto da Legião, onde junto à comunidade foram entregues três escadarias. Muito além de infraestrutura, a gestão municipal devolve dignidade aos moradores de regiões periféricas, com fortalecimento do processo de escuta social e atendimento das demandas nos locais onde o cidadão reside.

“Realizamos mais uma entrega importante, fruto de muita luta e do trabalho de quem pensa 24 horas em Ilhéus. Agradeço ao governador Rui Costa e toda a sua equipe, à Câmara de Vereadores, aos senadores Otto Alencar, Jaques Wagner, ao deputado federal Paulo Magalhães e todos os deputados que apoiam o nosso projeto, direcionando recursos para a realização de obras no município. Peço a Deus que continue me dando força, saúde e sabedoria para cuidar do meu povo”, acrescentou o prefeito.

Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), a comunidade do Paraguai/Alto Bela Vista será a próxima localidade contemplada pelo projeto, que já atendeu os moradores do Alto do Amparo.

Honrarias – Durante a entrega do Ginásio de Esportes, Mário Alexandre, Bebeto e Soane Galvão entregaram homenagens a pessoas que contribuem para o desenvolvimento do município. A Comenda do Mérito da Ordem de São Jorge dos Ilhéus foi concedida ao governador da Bahia, Rui Costa, ao ex-secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e ao reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes.

A comenda também foi outorgada à diretora-geral e Pedagógica da APAE Ilhéus, Maria Vitória Penalva; à gerente Regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, e Maria José Souza, idealizadora do projeto “Anjos nas ruas”.

Os agraciados de 2022 foram pessoalmente receber a homenagem, à exceção do governador Rui, que foi representado pelo ex-secretário Jerônimo Rodrigues, e Claudiana Figueiredo. A solenidade reconhece a atuação em benefício da sociedade.