Alunos de Fisioterapia promovem atividades de ergonomia e ginástica laboral no Núcleo Regional Sul de Saúde, em Ilhéus


Os alunos do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís/Faculdade de Ilhéus desenvolveram atividades de avaliação e orientação ergonômica dos postos de trabalho e ginástica Laboral junto aos servidores no Núcleo Regional Sul (NRSul), da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), com o objetivo de promover a saúde dos trabalhadores. As ações ocorreram nos dias 11 de maio e 10 de junho, na sede do NRSul, sob a supervisão da coordenadora do curso, professora doutora Karla Gresik.

A atividade, em nível de extensão, atende, na forma de projeto piloto, a Portaria MEC nº 1.350, de 14 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior e regulamenta as atividades acadêmicas, na forma de componentes curriculares, dos cursos de graduação. Segundo a professora Karla Gresik, o trabalho foi planejado durante a disciplina Princípios Ergonômicos e Preventivos, por ela ministrada.

No primeiro momento, em sala de aula, os estudantes adquiriram conhecimento da parte teórica, sobretudo quanto à norma regulamentadora NR 17 e a correlação dos possíveis riscos ergonômicos e as doenças ocupacionais. Em seguida, realizaram prática supervisionada junto aos funcionários do corpo administrativo da Faculdade de Ilhéus.

No Núcleo Regional Sul, as atividades aconteceram em quatro momentos: primeiro, a avaliação ergonômica de todos os postos de trabalho in loco, e, ao mesmo tempo, os ajustes de mobiliários e orientações posturais necessárias; no segundo momento, em sala de aula, ocorreu a partir da análise quanti-qualitativa dos checklist, a fim de verificar a média índice (percentual de risco), a classificação do risco, os fatores de riscos presentes e as medidas de controle necessárias; em terceiro, a turma foi dividida em grupos para montar e planejar a apresentação dos resultados.

O quarto momento aconteceu no auditório do NRSul, com a apresentação dos resultados da avaliação dos postos de trabalho e orientações sobre ginástica laboral e seus benefícios para a saúde do trabalhador, seguida de ações práticas. O trabalho foi bem avaliado entre os servidores e, como subproduto da atividade, o relatório da avaliação ergonômica será encaminhado ao Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (NUGETS), com as sugestões de melhorias, a fim de ser solicitado aquisições dos acessórios ergonômicos à Sesab.