Prefeitura entregou nesta segunda-feira mais 14 escolas reformadas em Itabuna


Mais de mil alunos estão de volta nesta segunda-feira, dia 13, às aulas presenciais em 14 escolas da rede municipal de ensino de Itabuna. Enquanto os prédios passaram por obras de requalificação executadas pela Prefeitura, eles tiveram blocos de atividades com aulas remotas.

Pela manhã, o titular da Secretaria Municipal de Educação, professor Josué Brandão Júnior, visitou algumas unidades escolares, a exemplo do Educandário Isa Brito, no Banco Raso, e na Escola Professor Roberto Santos, no Jardim Primavera. “Com estas unidades hoje entregues chega a 50 o número de escolas já requalificadas e entregues à comunidade estudantil pela Prefeitura de Itabuna, num investimento de cerca de R$ 15 milhões, em recursos próprios”, afirma.

Os serviços nas escolas foram executados pela equipe de Infraestrutura da própria Secretaria Municipal de e Educação (SEDUC) tanto em unidades escolares das áreas urbana e rural, além de creches. Incluíram a revisão de telhado, instalações elétrica e hidráulica, piso cerâmico e revestimento, além de limpeza de área e pintura nas paredes internas e externas.

O diretor de Infraestrutura da SEDUC , professor Eugênio Abreu, disse que ainda faltam 40 unidades escolares que já estão incluídas no cronograma de obras a serem executadas e entregues. Segundo ele, todas as 90 escolas da rede municipal de ensino não ofereciam a mínima condição de funcionamento tal a precariedade em que foram encontradas em janeiro do ano passado. A recuperação de todas elas vem sendo feita desde o início da gestão do prefeito Augusto Castro(PSD).

O secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior, reforça o compromisso do prefeito Augusto Castro em garantir a melhoria da qualidade de ensino na rede pública. “Toda a atenção e investimentos tem sido direcionados para a requalificação dos espaços educativos, do mobiliário escolar que também estava bastante danificado, além da valorização do professor que hoje tem salários pago rigorosamente em dia e acima do piso nacional”, destacou o secretário.

LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA

O titular da Secretaria Municipal Educação lembra que o município conta atualmente com 20 mil estudantes matriculados na rede de ensino, mas que a proposta é ampliar o número de alunos nas salas de aula, por entender que ‘lugar de criança é na escola como ele frisa sempre’”.

Para concluir, Júnior Brandão diz que o Programa de Requalificação das Escolas Municipais vem sendo executado desde janeiro deste ano, após um minucioso relatório situacional que revelou o péssimo estado de conservação e manutenção de todas as unidades escolares e creches.

Ele lembra que o longo período de inatividade pós-pandemia e as enchentes no final de dezembro do ano passado contribuíram em parte para o abandono das escolas. “Mas este é um problema que vem sendo solucionado com empenho e dedicação de toda a equipe que compõe a Secretaria Municipal de Educação”, finalizou o secretário.