Uesc sedia treinamento de técnicos em assistência social de 44 municípios


A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) sediou, na quinta-feira, dia 9, o treinamento para capacitação e orientação técnica sobre o Relatório de Acompanhamento Físico (RAF), em parceria Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), que reuniu gestores e técnicos vinculados às secretarias municipais de Assistência Social de 44 municípios. O evento foi realizado no auditório do Centro de Arte e Cultura da Universidade, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

A iniciativa é do Fórum Regional de Assistência Social (Fras), que faz parte do Programa de Apoio Institucional e Gerencial (Agir), criado pela Uesc em 2012, numa parceria com a Associação dos Municípios do Sul Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc). A capacitação teve a participação de 250 representantes dos territórios de identidades do Litoral Sul, Extremo Sul, Médio Sudoeste e Costa do Descobrimento, com o objetivo de articular a gestão municipal para a garantia do direito à assistência social, mediante as políticas públicas no campo do desenvolvimento social.

O RAF é composto por formulários destinados a cada Unidade Socioassistencial e reflete os compromissos assumidos no Plano de Ação de cada município. O seu preenchimento deve ser realizado através do SIACOF (Sistema de Acompanhamento do Cofinanciamento), e a consolidação das informações geradas precisam ser amplamente divulgadas no âmbito do controle social.

A abertura do evento contou com a presença do reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana; do representante da Proex, professor Emerson Antônio de Melo Rocha Lucena; do presidente do Fras e secretário de Assistência Social de Floresta Azul, Alexsandro Barreto do Nascimento; a vice-presidente do Fras e secretária de Assistência Social de Itajuípe, Raianne França Passos; a consultora do Fras e docente da Uesc, professora Eurisa Santana; além dos representantes da Amurc, Luciano Veiga; e da secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, José Bartilotti Neto.

Agir – A partir de 2017, o Programa de Apoio Institucional e Gerencial se expandiu e criou mais oito fóruns. Atualmente, contempla o total de onze fóruns de secretários municipais de diversas áreas e tem sido uma referência na ação de integração entre a Uesc e os municípios do Território de Identidade Litoral Sul, entre outros. Em 2021, o programa retomou as suas atividades junto aos gestores municipais, com um planejamento mais ampliado, em um momento estratégico da mais alta relevância para o fortalecimento dos territórios, tão afetados pelos impactos da pandemia da covid-19.

Municípios – A capacitação reuniu técnicos dos seguintes municípios: Alcobaça, Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Belmonte, Buerarema, Caem, Camacan, Canavieiras, Caravelas, Central, Coaraci, Coribe, Eunápolis, Firmino Alves, Floresta Azul, Guaratinga, Ibicaraí, Iguaí, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itacaré, Itagimirim, Itajú do Colônia, Itajuípe, Itapebi, Itapitanga, Itarantim, Itororó, Jussari, Maraú, Mascote, Potiraguá, Rafael Jambeiro, Rio do Antônio, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória, São Miguel das Matas, Ubaitaba, Uma e Uruçuca.