Curso de Mestrado reúne turmas da Uesc e da Universidade do Colorado (UCB/EUA)


Foto de Julia Barreto.

Entre os dias 22 e 28 de maio de 2022, foi ministrada a disciplina “Produção de conhecimentos interdisciplinares” do Programa em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Prodema) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), pelos professores/Drs. Romari A. Martinez, do Departamento de Filosofia Ciências Humanas (DFCH/Uesc); Colleen Scanlan-Lyons e Peter Newton da Universidade de Colorado – Boulder (UCB/Estados Unidos).

A disciplina contou com a participação de dez discentes regulares do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Uesc e dez discentes do Mestrado em Meio Ambiente da UCB (EUA).

Esta foi à segunda vez que a disciplina “Produção de conhecimentos interdisciplinares” foi ministrada com essas características, sendo destaque a matrícula dos discentes da UCB como alunos especiais da Uesc. “Isso configura uma importante atividade de ‘internacionalização em casa’ da nossa Uesc”, avalia a professora Romari Martinez.

Os alunos realizaram visitas técnicas ao assentamento Frei Vantuy, ONGs, o instituto Floresta Viva, empreendimentos comerciais regionais como a Fazenda Yrerê, instituições de pesquisa como o Centro de Inovação do Cacau (CIC/Uesc) e Unidades de Conservação Estaduais (Parque Estadual Serra do Conduru).

“Na Serra do Conduru, o grupo conheceu Jardim Botânico do Instituto Floresta Viva, com o apoio do Professor Rui Rocha, do Departamento de Ciência Agrária e Ambientais (DCAA/Uesc) que é fundamental para o sucesso da disciplina, graças ao seu conhecimento regional e a sua atuação como líder ambiental”, conclui a professora.