Itacaré realiza mais uma série de ações para o fechamento definitivo do lixão


O município de Itacaré deu mais um importante passo para a implantação definitiva do Programa de Coleta Seletiva e para acabar de vez com o lixão, realizando durante toda essa semana um conjunto de ações, capacitações, treinamentos e definições de horários e rotas de coletas, além de reuniões e encontros com a Associação de Catadores Vitória. E na manhã desta quarta-feira foi a vez da realização da gravimetria, um diagnóstico sobre origem, os geradores, o volume e a qualidade física e financeira dos resíduos sólidos.

O trabalho faz parte do Programa Lixão Nunca Mais, lançado pela Prefeitura de Itacaré, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Regional, que pretende até o mês de junho deste ano encerrar definitivamente as ações do lixão, colocando para funcionar a estação de transbordo e o centro de reciclagem dos resíduos sólidos. Todas essas ações vêm sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Itacaré e coordenadas pelo Projeto ProteGEEr, contando com a participação da Associação de Catadores Vitória.

Durante a gravimetria, o diretor-presidente da Cooperlínia Ambiental do Brasil, José Carlos da Silva, orientou os catadores sobre a separação adequada dos resíduos sólidos, agregando mais valor aos produtos. Depois foi a vez de identificar os geradores desses resíduos e a qualidade dos produtos. O trabalho foi desenvolvido avaliando uma amostra da coleta seletiva realizada esta semana. A proposta é conscientizar a comunidade sobre a importância da coleta seletiva e ampliar as rotas de coleta, aumentando a quantidade de resíduos que serão reciclados pelos catadores, gerando assim mais emprego e renda para esses trabalhadores.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, ressaltou que o fechamento definitivo do lixão e a implantação do Programa de Coleta Seletiva será um grande marco no desenvolvimento sustentável de Itacaré. Para isso, segundo ele, estão sendo realizadas uma série de ações de infraestrutura, como a implantação da Estação de Transbordo, a Centro de Reciclagem e também observando a questão social, com a garantia de mais dignidade para os catadores, com a construção de casas para todas as famílias que atualmente residem no lixão de Itacaré.

Paralelo às ações ambientais e sociais, a Prefeitura de Itacaré também está desenvolvendo, através das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Comunicação, e em parceria com o Projeto ProteGEEr, um amplo trabalho de educação ambiental nas unidades escolares, orientando sobre o processo de preservação da natureza, separação dos resíduos sólidos e respeito com o meio ambiente. Serão implantadas ainda, já a partir da próxima semana, novas rotas para o desenvolvimento da coleta seletiva. A meta é atingir toda a cidade com o Programa de Coleta Seletiva.