Prefeito e vice-prefeito solicitam ao Estado transferência da pediatria do SUS em Ilhéus


A transferência do atendimento pediátrico pelo SUS em Ilhéus foi pauta da reunião na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na tarde da última quarta-feira (30). Durante encontro com a titular da Sesab, Adélia Pinheiro, o prefeito Mário Alexandre e o vice-prefeito Bebeto Galvão pleitearam a mudança no fluxo de atendimento às urgências e emergências para o Hospital Materno-Infantil Dr Joaquim Sampaio, inaugurado em dezembro do ano passado.

Os gestores solicitaram ainda que a verba de manutenção do Hospital Santa Dulce, antigo Vida Memorial, possa retornar ao Município, enquanto os serviços públicos na especialidade estiverem concentrados na referida unidade hospitalar.

“Agradeço ao governador Rui Costa e à nossa secretária Adélia pelo compromisso firmado com Ilhéus. O apoio do Governo do Estado tem sido fundamental para que possamos continuar oferecendo serviços de qualidade ao nosso povo”, afirmou o prefeito.
Com a presença do titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), André Cezário, foram discutidos o andamento da obra de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Avenida Esperança, bem como a previsão de abertura e forma de financiamento por parte do ente estadual para seu funcionamento.

A reunião também girou em torno de outras demandas apresentadas pelo Município, que consistem na solicitação de pagamento das parcelas pendentes do contrato do Gripário; verificação das pendências da construção de três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e entrega de ambulâncias. Todos os requerimentos foram feitos por meio de ofício.