Vídeo: Russos atacam com míssil prédio de governo de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia


Imagem da Agence France-Presse.

Uma casa de ópera, uma sala de concertos e escritórios do governo foram atingidos na Praça da Liberdade, no centro da cidade de Kharkiv, no nordeste do país.

Pelo menos 20 pessoas, incluindo uma criança, ficaram feridas, mas as autoridades ainda estão tentando esclarecer o número de mortos.

O ataque ocorreu quando o presidente da Ucrânia disse que a Rússia estava cometendo crimes de guerra.

“Este é o preço da liberdade”, disse o presidente Volodymyr Zelensky. “Isso é terror contra a Ucrânia. Não havia alvos militares na praça – nem nos bairros residenciais de Kharkiv que estão sob fogo de artilharia de foguetes”, acrescentou.

Imagens de vídeo mostraram um míssil atingindo o prédio do governo local e explodindo, causando uma enorme bola de fogo e explodindo as janelas dos prédios ao redor. A Praça da Liberdade é a segunda maior praça do centro da cidade na Europa e um marco da cidade.

Pelo menos uma pessoa morreu – um estudante indiano que mora na cidade.

Kharkiv tem sido bombardeada pesadamente há dias, e 16 pessoas foram mortas antes do ataque de terça-feira, disse Zelensky. Seu governo acusa a Rússia de tentar sitiar Kharkiv e outras cidades, incluindo a capital Kiev, onde um enorme comboio blindado russo está se aproximando.

Informações da BBC.