CCZ realiza operação ‘Pista não é pasto’ e captura animais soltos em vias públicas de Ilhéus


Uma ação realizada na manhã deste sábado (26) pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com apoio da 69ª Companhia Independente de Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, recolheu oito cavalos que estavam transitando soltos em vias públicas de Ilhéus. Os equinos foram capturados no Residencial Sol e Mar, na Avenida Soares Lopes e na BA-001.

A operação “Pista não é pasto” atende à determinação do prefeito Mário Alexandre para reforçar a segurança no trânsito. Mesmo com a suspensão do Carnaval, a cidade recebe um número considerável de turistas e, consequentemente, o tráfego de veículos aumenta em diversos pontos.

A reclamação é muito comum por parte da população e a Prefeitura chama atenção para o perigo de animais soltos pelo perímetro urbano e deixados às margens de rodovias, uma vez que além da questão sanitária, o abandono coloca em risco a segurança de condutores e pedestres, podendo causar inúmeros acidentes.

Os equinos recolhidos neste sábado foram levados ao CCZ e aguardam o comparecimento de seus respectivos donos, que deverão comprovar a propriedade.

Realizamos o serviço de captura para manter a segurança viária, especialmente nos pontos com grande movimento e com fluxo intenso de veículos. Nossa equipe está a postos para atender as solicitações dos cidadãos e evitar a ocorrência de acidentes graves”, explicou o secretário de Saúde, André Cezário.

Conforme o artigo 936, do Código Civil Brasileiro, “O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior”. Deste modo, o proprietário somente ficará isento da responsabilidade se provar que manteve o devido zelo na guarda do animal.